Óxido de alumínio
Óxido de alumínioA alumina é um material granular branco, um pouco mais fino do que o sal de mesa, e é apropriadamente chamado de óxido de alumínio. O processo de refino Bayer usado por refinarias de alumina em todo o mundo envolve quatro etapas – a digestão, clarificação, precipitação e calcinação. O óxido de alumínio é dissolvido pela soda cáustica e, em seguida, precipitado desta solução, lavado e aquecido para expulsar a água.
O que resta do processo é o pó branco chamado alumina, que é transformada em metal de alumínio no processo de fundição. Alumínio se origina como um óxido de chamada de alumina. Como o alumínio não ocorre na natureza como um metal, o processamento de alumínio deu um salto gigante com o advento da eletricidade. Depósitos de minério de bauxita são extraídos e refinados em alumina, uma das matérias-primas para o metal de alumínio. Em seguida, alumina e eletricidade são combinados em uma célula com eletrólito fundido chamado criolita. Corrente contínua de eletricidade é passada a partir de um ânodo de carbono consumível para a criolite e o óxido de alumínio para o metal de alumínio é fundido em dióxido de carbono.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Óxido de alumínio é um óxido anfotérico com a fórmula química Al2O3. É comumente chamado como alumina (alfa-alumina) ou corindo na sua forma cristalina, bem como por muitos outros nomes, refletindo a sua ocorrência generalizada na natureza e da indústria. A sua utilização mais significativa é na produção de metal de alumínio, embora seja também utilizado como um abrasivo, devido à sua dureza e como um material refratário, devido ao seu ponto de fusão elevado.
Corindo é a forma mais comum de ocorrência natural cristalina do óxido de alumínio. Rubis e safiras são pedras de qualidade formadas a partir de corindo, que devem suas cores características a impurezas de traço. A profunda cor vermelha característica do rubi e suas qualidades de laser vem dos traços de cromo. Safiras vêm em cores diferentes dadas por várias outras impurezas, tais como ferro e titânio.
Pó de alumina
Óxido de alumínio é um isolante elétrico, mas tem uma condutividade térmica relativamente elevada para um material cerâmico. Na sua forma mais comumente ocorre cristalino, chamado óxido de corindo ou alfa-alumínio. Sua dureza o torna adequado para utilização como um abrasivo e como um componente em ferramentas de corte. O composto é responsável pela resistência do alumínio metálico às intempéries.
Pó de alumina resultante do processo de refino de Bayer
Pó de alumina resultante do processo de refino de Bayer
Metal de alumínio é muito reativo com o oxigênio atmosférico e uma camada de passivação fina de alumina (4 nm de espessura) forma em cerca de 100 picosegundos em qualquer superfície exposta de alumínio. Esta camada protege o metal de oxidação adicional.
A espessura e as propriedades desta camada de óxido podem ser melhorada utilizando um processo chamado de anodização. Um certo número de ligas, tais como bronzes de alumínio, exploram esta propriedade através da inclusão de uma proporção de alumínio na liga para melhorar a resistência à corrosão. A alumina gerada por anodização é tipicamente amorfa, mas os processos de descarga assistidos de oxidação tais como o plasma resultante da oxidação eletrolítica de uma proporção significativa de alumina cristalina no revestimento, aumentando a sua dureza.
Nenhum comentário