Otimismo cresce na indústria japonesa
Otimismo cresce na indústria japonesaOs grandes fabricantes ganharam mais confiança na economia do Japão, mas permanecem pessimistas em geral, observou uma pesquisa trimestral divulgada ontem pelo banco central do país.
O índice de confiança “Tankan” foi -1, ou seja, grandes fabricantes japoneses estão com baixas expectativas, mas o número é melhor do que em março, quando o mesmo levantamento apontou -4 no índice.
A pesquisa para os três meses até junho mostrou sua primeira melhoria em três quartos e foi melhor do que o esperado. O Banco do Japão previu -3 para o trimestre. E os especialistas haviam dito à agência de notícias Kyodo que esperavam que o índice permanecesse em -4.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Exportadores japoneses têm sido cautelosos por causa da crise da dívida europeia e foram feridos pelos iene forte e a desaceleração do crescimento na Ásia. Há também fortes preocupações de que um plano para dobrar o imposto de consumo do Japão para 10% nos próximos três anos poderia parar o crescimento.
Mas os esforços de reconstrução após o terremoto e o tsunami do ano passado criaram algumas oportunidades para as empresas, particularmente nos setores de construção civil e serviços. Custos mais baratos de commodities também parecem estar ajudando o índice a ganhar terreno.
No setor não-industrial, que inclui empresas de construção, o índice melhorou em 3 pontos e foi a 8.
O Banco do Japão sondou 10.792 empresas em todo o país e cerca de 99% responderam.
O índice é uma percentagem das empresas com uma visão positiva em relação aos que vêem as condições desfavoráveis à frente. Um número negativo significa que há mais empresas pessimistas do que os otimistas.