Os metais mais resistentes

Os metais mais resistentesO metal mais duro conhecido é a liga de aço, que é muitas vezes endurecida ainda mais com a adição de carbono e outros elementos. Com uma resistência à tração de 0,84 GPa (122000 psi) e uma resistência à deformação de 0,64 GPa (67.000 psi), aço carbono é superado em dureza apenas por não-metais muito duros, tais como rubis, diamantes ou diamantes agregados.

A escala de Mohs de dureza classifica os elementos em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o mais forte, de acordo com a sua capacidade de resistir à abrasão ou arranhões. O melhor aço carbono tem entre 8 e 9 na escala, em relação ao rubi, com 9, e diamante, com 10.

Os metais mais duros são ainda um pouco suaves, em comparação com os não-metais mais fortes, com base em ligações mais fortes em química, a ligação sp 2 entre átomos de carbono.

Aço carbono

De alta resistência, o aço de carbono passa por um processo de têmpera e recozimento, que utiliza calor, para ficar ainda mais resistente. O calor fortalece o metal, mas também o torna menos dúctil, o que significa menos capaz de dobrar e se mover quando está sob estresse.

O carbono é também adicionado ao aço, altura em que o metal de liga de aço torna-se aço carbono, aço de reforço ou o metal mais duro disponível. O metal mais duro pode conter até 2% em teor de carbono.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Aço carbono é um dos tipos mais comuns de aço, o outro tipo é o aço inoxidável. Devido ao seu elevado ponto de fusão de 1537 ° C, a maioria dos aços de carbono é utilizada na construção de ferramentas, como brocas de rochas e buchas de construção.

Aço carbono usado em construção

Aço carbono usado em construção

Por vezes, os metais mais rígidos, como o aço de carbono, são indesejáveis devido às suas outras propriedades. O aço de carbono, por exemplo, é notoriamente sujeito a corrosão. Embora seja o metal mais duro, não é necessariamente o material mais útil para cada trabalho.

Outros materiais resistentes

Embora muitas vezes confundidos com um metal duro, o carboneto de tungstênio é, na verdade, um material compósito feito de tungstênio e carbono, muitas vezes com cobalto acrescentado. Tecnicamente, é uma cerâmica, não um metal. O composto é usado em equipamentos militares e até em joias masculinas.

Irídio e titânio são também algumas vezes chamados incorretamente de metais rígidos. O titânio foi usado para construir o submarino com alcance de mergulho mais profundo do mundo. Já o irídio é conhecido por ser o metal mais resistente à corrosão.

O crômio, que tem classificação de 8,5 na escala de Mohs, é também extremamente duro e frequentemente adicionado a ligas de aço para dar essa qualidade.

Urânio empobrecido, metal usado para reservatórios de cisternas, não é mais duro do que o carboneto de tungstênio ou aço carbono, mas é mais denso, o que é preferível para projéteis. O elemento mais forte único é o carbono, mas apenas quando se está sob a forma de diamante.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>