Operação SKF no segmento industrial cresce 25% até maio
Operação SKF no segmento industrial cresce 25% até maioOs negócios dirigidos ao segmento industrial da unidade brasileira do grupo SKF registraram forte expansão nos primeiros cinco meses desse ano. A companhia bateu a marca de R$ 115 milhões em vendas nos cinco primeiros meses desse ano para grandes conglomerados industriais, volume 25% superior ao mesmo período do ano anterior.
Do conjunto das operações, o segmento de logística foi o que registrou maior expansão. A participação no setor industrial – com fornecimento de rolamentos para empresas ferroviárias – cresceu 136% no acumulado até maio, se comparado ao mesmo período de 2004.
“Os setores de transporte e logística foram o destaque na carteira. Os demais segmentos, como bens duráveis, indústrias de base, papel e celulose e agropecuário, apresentaram um bom crescimento também”, informa Claudinei Reche, diretor de vendas industriais.
Outro destaque foi o crescimento da prestação de serviços atrelada aos contratos. A SKF vem crescendo substancialmente no fornecimento de consultoria para a área industrial, com a oferta de soluções customizadas em engenharia de aplicação e manutenção pró-ativa para reduzir paradas industriais não-programadas, ligadas a sistemas de rolamentos dos maquinários.
O número de empresas que a SKF mantém contratos de otimização de ativos e divide a responsabilidade com a rede de distribuição ValuePartner já registra a marca de 700 plantas industriais no país.
Parte do aumento de negócios foi alavancado pela expertise da companhia em diversas frentes de atuação, tais como: logística, atendimento, manutenção pró-ativa, engenharia de aplicação e engenharia de confiabilidade.
<b>Sobre a SKF</b>
O grupo sueco SKF é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de rolamentos. Dono de um faturamento de US$ 6,1 bilhões em 2004, o Grupo está presente em 160 países, com 83 plantas industriais espalhadas pelo mundo e 7 mil distribuidores autorizados. Além de rolamentos para as mais diversas aplicações (a SKF produz atualmente 60 mil tipos de rolamentos), o Grupo oferece sofisticados equipamentos de monitoramento de condição de máquinas e ferramentas de manutenção, garantindo a otimização dos ativos de seus clientes. A SKF também aplica seus conhecimentos ao fornecer soluções para uma manutenção pró-ativa para eliminar falhas em equipamentos. Todos esses recursos e expertise servem para agregar valor às operações industriais dos clientes.
Além do setor industrial, o Grupo também é líder em produtos e soluções para o setor automotivo, que engloba além de rolamentos, bombas d’água, kits de polias e tensionadores de correia, atuadores hidráulicos, cruzetas, rolamento com sensor ABS, entre outros.
A companhia chegou ao Brasil em 1915, 8 anos depois de sua fundação na Europa. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo.
No Brasil, a SKF emprega 550 funcionários. O faturamento da unidade local em 2003 foi 10% superior ao registrado em 2002. No segmento industrial, a SKF tem clientes como Votorantim, Açominas, Melhoramentos, Klabin, Petrobras e Bunge. Já no automotivo, a companhia atende grandes montadoras como Fiat, Ford, GM, Volkswagen, DaimlerChrysler, Volvo e Scania.