OGX, de Eike, encontra mais petróleo em outro poço da bacia de Campos
SÃO PAULO, 12 de abril (Reuters) – A OGX anunciou nesta segunda-feira ter encontrado hidrocarbonetos na seção eocênica do poço 3-OGX-9DB-RJS, localizado no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos.
“Este é o primeiro poço delimitatório da acumulação de Vesúvio, descoberta pelo poço OGX-1, e também teve como objetivo reservatórios arenosos, também de idade eocênica, mas não atingidos pelo poço anterior”, afirmou a empresa.
Segundo a OGX, a descoberta permitiu uma melhor compreensão dos sistemas de acumulação dos reservatórios eocênicos do sul da bacia de Campos.
“Foi identificado net pay de aproximadamente 60 metros em reservatórios arenosos da seção eocênica. Através da perfuração deste poço, localizado a aproximadamente 2,1 km de distância do OGX-1, foi possível confirmar areias já identificadas no poço OGX-1, assim como novos corpos, sinalizando a existência de novas acumulações.”
Anteriormente, no OGX-1, a companhia havia anunciado descoberta estimada entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris recuperáveis de óleo equivalente (boe).
Para Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX, o novo poço confirma o “grande potencial desta bacia em diversas idades geológicas, abrindo, portanto, uma expressiva frente de novas possibilidades para estes reservatórios”.
O poço OGX-9DB se situa a 87 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d’água é de aproximadamente 140 metros.
A sonda Ocean Ambassador, fornecida pela Diamond Offshore, iniciou as atividades de perfuração no dia 16 de fevereiro de 2010.
(Por Roberto Samora; edição de Camila Moreira)