O que faz um gestor de comércio internacional
O que faz um gestor de comércio internacionalUm gestor de comércio internacional é o profissional responsável por supervisionar todos os aspectos de uma empresa ou negociações comerciais e políticas – ou apenas um determinado segmento da atividade comercial. Na maioria das vezes, estes profissionais são especializados em comércio exterior, negócios internacionais ou relações internacionais. É imprescindível que tenham o domínio de mais de dois idiomas, pois o contato com empresas do exterior é frequente, além de melhorar as chances de consolidar uma rede próspera de parceiros de negócios no futuro.
A obtenção e a manutenção de contatos no exterior com funcionários da área comercial e com líderes da indústria é a pedra angular de uma carreira de sucesso como gerente de comércio internacional. Isso poderia funcionar em qualquer patamar da carreira e em, qualquer empresa onde o profissional atue. Isto também envolve angariar vendas de exportação em um país estrangeiro e garantir produtos estrangeiros ou serviços para a importação doméstica.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Alguns profissionais tornam-se gestores de comércio internacional para uma empresa que investe em determinados tipos de produtos ou serviços de importação, exportação ou ambos. Por exemplo, a indústria do petróleo poderia empregar um perito para garantir um mercado externo ao qual estaria destinado o óleo que a companhia produz. Outras empresas podem atuar de modo mais amplo, convocando os gestores comerciais para identificar regimes de importação ou de exportação em outros países que poderiam gerar lucros.
comércio internacionalEstudar os mercados estrangeiros, barreiras comerciais e os chamados mercados emergentes é um dos fatores essenciais a um gerente de comércio internacional para entender os benefícios de qualquer acordo de negócio particular. Um gerente de comércio internacional pode viajar para mercados-chave diversas vezes ao ano ou ficar alocado em alguma unidade no exterior, atuando como um diplomata, representante da empresa ou da indústria.
A consolidação da carreira de um gerente de comércio internacional, muitas vezes, inclui a formação sólida na área de logística, comércio, finanças e cultura. Este gerente também deverá aprofundar seus conhecimentos em gestão e técnicas de marketing comuns a outros países, o que ajuda este profissional a obter uma vantagem nas negociações e na construção de relacionamento interpessoal. O conceito de que o mundo está se tornando uma “aldeia global” em termos de cultura e de negócios é a base da educação das relações internacionais, proporcionando aos futuros gestores comerciais o conhecimento adicional que eles precisarão ter a fim de ganhar contratos e adquirir contatos com pessoas que não partilham das mesmas crenças e costumes.