O que faz um geólogo de mineração
O que faz um geólogo de mineraçãoA geologia é um campo da ciência que estuda a terra, sua estrutura, composição e propriedades físicas. Um geólogo de mineração é um profissional que aplica esta ciência para o setor de mineração, e a principal responsabilidade de um geólogo de mineração é assegurar que os minerais, rochas e pedras preciosas sejam extraídos das minas, poços e pedreiras de uma forma exista o máximo lucro para as empresas com o mínimo de impacto ambiental possível.
Utilizando ferramentas específicas e equipamentos como satélites de imagens aéreas, mapas de campo e levantamentos geofísicos, o geólogo mineiro determina onde se localizam os metais e minerais mais valiosos e estima a quantidade desse material no local a ser explorado. O geólogo de mineração é geralmente o indivíduo que vai determinar o tempo de vida do empreendimento de mineração e que vai estabelecer o quão rentável o campo de exploração será para uma companhia do segmento de mineração, acessando o grau e a estrutura do corpo mineral.
É também o dever de um geólogo de mineração mapear a área onde ele observa indícios de existência de minerais valiosos. Entre algumas de suas tarefas mais básicas, estão a de gravar e compilar dados geológicos para que o engenheiro de minas conte com informações precisas da localização, estrutura e distribuição de minerais em uma reserva mineral. Estas responsabilidades fazem dos geólogos de minas indispensáveis, pois sem eles, as empresas de mineração não são capazes de identificar reservas exploratórias confiáveis.
Geólogo de mineraçãoO trabalho de um geólogo mineiro não termina quando a área de trabalho está configurada e a extração começa. Ele deve continuar a estudar os materiais que são extraídos, bem como é função do profissional formado em Geologia analisar a qualidade do material extraído. Isso requer atenção aos detalhes e visão de cores excelentes, como às vezes é necessário notar pequenas variações em rochas e minerais.
Para os profissionais que seguem carreira como geólogos de mineração, o impacto ambiental em decorrência da exploração da terra é sempre uma preocupação a ser considerada. Um geólogo mineiro precisa acessar e resolver problemas relativos à extração de materiais naturais. Por exemplo, um geólogo de mineração pode descobrir, através de suas pesquisas, que há uma alta probabilidade de que as casas, dentro de um determinado raio, estão em perigo de desmoronamento. Nesse sentido, esses profissionais são cruciais para evitar acidentes graves, ajudando a elaborar planos de contingência e segurança.
O geólogo mineração também precisa fornecer conselhos sobre como manter o ambiente de mineração mais seguro para os operários das minas de mineração. Ele faz isso através da identificação de perigos, tais como perigos de soterramento, presença de água subterrânea ou condições que podem resultar em explosões descontroladas.
Nenhum comentário