O que é uma ponte térmica
xponte térmicaUma ponte térmica ocorre quando o revestimento de isolamento de um edifício é penetrado por um componente fabricado a partir de um material não-isolante ou termicamente condutor. O calor é transferido a uma taxa maior através desta ponte do que o calor em áreas circundantes. Isto compromete o desempenho esperado do material isolante e torna a temperaturas da superfície irregular. Uma ponte térmica é por vezes referida como uma ponte fria.
Há diversas localizações dentro de um edifício onde uma ponte térmica pode ocorrer. Os cantos e cruzamentos de janelas e portas, os lugares onde as paredes e o teto se encontram, e as interfaces entre as paredes são particularmente propensas a este problema. Os elementos estruturais que são montados durante a construção podem produzir uma ponte térmica, porque os componentes usados unem-se aos elementos. Dispositivos de ventilação e varandas também podem penetrar as camadas de isolamento.
Os efeitos de uma ponte térmica são, em geral, inversamente relacionados à qualidade do isolamento e ao desempenho de energia de um edifício. A quantidade relativa de troca térmica devido à ponte é comparativamente baixa em prédios onde a proteção térmica não foi um fator importante no projeto, ou foi mal implementada. Nos edifícios modernos, pontes térmicas são o fator primário na indesejada transferência de calor.
Imagem de infravermelho da construção
Imagem de infravermelho da construção
A troca de calor resultante de algumas contas de ponte térmica preocupa mais do que apenas a eficiência do controle do clima interior. Menores temperaturas de superfície interna podem ser uma consequência. Isso pode levar a problemas de condensação nos cantos e em pavimentos e paredes cruzamentos, especialmente em climas úmidos.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Práticas de concepção e construção têm sido desenvolvidas para minimizar a transferência de calor devido às pontes térmicas. A utilização de imagens de infravermelhos para detectar as temperaturas da superfície irregulares indicativas de uma ponte térmica tornou-se comum. A análise tridimensional de computador sobre fluxo de calor em elementos de construção do edifício tornou-se uma ferramenta poderosa também. Este software expande a base nos modelos unidimensionais que geralmente têm sido utilizados para estimar as propriedades térmicas de edifícios.