O que é um diodo emissor de luz infravermelha
O que é um diodo emissor de luz infravermelhaUm diodo emissor de luz infravermelha (LED) é um tipo de dispositivo eletrônico que emite luz infravermelha não visível a olho nu. Um LED infravermelho funciona como um diodo emissor de luz normal, mas pode utilizar diferentes materiais para produzir a luz infravermelha. Esta luz infravermelha pode ser utilizada em um controle remoto, na transferência de dados entre os dispositivos, para fornecer iluminação aos equipamentos de visão noturna ou para uma variedade de outros fins.
Um LED infravermelho é, como todos os LEDs, um tipo de diodo ou um semicondutor simples. Os diodos são projetados de modo que a corrente elétrica só pode fluir em uma direção. Como os fluxos de corrente, os elétrons saem de uma parte do díodo para outra parte. Para isso, os elétrons devem lançar energia na forma de fótons, que produzem luz.
O comprimento da onda e a cor da luz emitida dependem do material utilizado no diodo. LEDs infravermelhos utilizam o material que produz luz na parte infravermelha do espectro, ou seja, um pouco abaixo do que o olho humano pode ver. Diferentes LEDs infravermelhos podem produzir luz infravermelha de comprimento de onda diferentes, como inúmeros LEDs produzem luz de cores variadas.
Um lugar muito comum de encontrar a tecnologia de LED infravermelho está em um controle remoto de um televisor ou outro dispositivo. Um ou mais LEDs dentro do controle remoto transmitem pulsos rápidos de luz infravermelha para um receptor na televisão. O receptor decodifica e interpreta esses impulsos como um comando e realiza a operação desejada.
A luz infravermelha pode também ser utilizada para transferir dados entre dispositivos eletrônicos. Os telefones celulares, assistentes digitais pessoais (PDAs), e alguns laptops podem ter um LED infravermelho e um receptor projetado para curto alcance na transferência de dados. Alguns teclados e mouses sem fio do computador também usam um LED infravermelho e um receptor para substituir um cabo.
Embora invisíveis aos olhos humanos, muitos tipos de câmeras e outros sensores podem detectar a luz infravermelha. Isso faz com que a tecnologia de infravermelho LED se torne bem adequada para aplicações como sistemas de segurança e óculos de visão noturna. Muitas câmeras de segurança e filmadoras usam LEDs infravermelhos para fornecer um modo de visão noturna. Os robôs também podem usar um LED infravermelho para detectar objetos a alguns metros de distância. Podem até mesmo ter um diodo emissor de luz infravermelha para transmitir dados para uma ferramenta de fácil leitura do medidor.