O que é um cabo Bowden

O que é um cabo BowdenUm cabo Bowden é um mecanismo que utiliza um filamento de arame fino que se move no interior de um invólucro exterior flexível.

Esse tipo de cabo está em uso desde o final do século XIX e foi desenvolvido para substituir cabos e mecanismos muito mais complexos de polias para bicicletas e os primeiros modelos de carros. O invólucro exterior oco deste dispositivo é normalmente construído de aço em espiral de arame envolvida por uma camada de plástico.

O condutor interior deste mecanismo é geralmente usado para executar um movimento de puxar. Por vezes, proporciona uma força de pressão em aplicações mais curtas.

Cabos Bowden são geralmente utilizados em embreagens e válvulas de pressão em automóveis e motocicletas.

A primeira patente foi concedida a Ernest Monnington Bowden em 1896 – por isso ganhou esse nome. O cabo era originalmente usado como parte de um mecanismo de freio para bicicletas e foi bem recebido pelos entusiastas do ciclismo.

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O mecanismo de trava, em sua origem, consistia na travagem do estribo contendo um conjunto de almofadas de borracha alinhadas com o bordo de metal da roda traseira. O estribo era controlado por um cabo Bowden ligado a uma alavanca montado no guidão da bicicleta. Inicialmente, esse mecanismo era necessário para fornecer uma força de travagem confiável.

O invólucro exterior é construído por uma hélice enrolada de fio de aço quadrado ou redondo. Este está normalmente envolvido em algum tipo de material de plástico para evitar a ferrugem e corrosão de formação de ambos os fios de aço exteriores e interiores.

As versões mais modernas empregam um revestimento de plástico no interior da caixa para reduzir ainda mais o risco de corrosão e ferrugem. Alguma forma de lubrificante seco é normalmente aplicada para promover o bom funcionamento do condutor interior. Algumas caixas exteriores têm extremidades roscadas ocas para facilitar ajustes de comprimento quando necessário.

Exemplos de cabos Bowden

Exemplos de cabos Bowden

Em operações de puxar, o fio interno do cabo é geralmente feita de fio de aço trançado. Cabos pesados podem também ter um fio de aço sólido, no centro do fio torcido.

Quando está operando, os fios normalmente contêm um único fio de aço no interior de um invólucro oco de plástico. Um cabo puxador é muito mais flexível do que aquele usado para empurrar. Na travagem e no deslocamento das aplicações, as extremidades do fio interno costumam ter um pequeno pedaço de metal ligado para fins de ligação.

Esses dispositivos são utilizados em diversas aplicações para automóveis, motocicletas e bicicletas. Cabos de puxar são comumente utilizados para manetes, alavancas, freios, embreagens e dispositivos de controle de velocidade. Já os de empurrar são frequentemente utilizados em tratores, em manetes e mecanismos de estrangulamento.

A aviação também utiliza esses suprimentos em diversas situações, como em controles de aceleração e mecanismos de inclinação da hélice.