O que é toxicidade pulmonar
O que é toxicidade pulmonarA toxicidade pulmonar é um termo médico utilizado para descrever os danos aos pulmões causados por medicamentos ou produtos químicos e toxinas ambientais. A gravidade pode variar de leve a suficientemente grave para exigir um transplante do órgão.
Alguns dos possíveis sintomas de toxicidade pulmonar incluem tosse, fadiga ou falta de ar. O tratamento varia de acordo com sintomas específicos e pode incluir o uso de medicamentos, modificação de estilo de vida ou a intervenção cirúrgica. Quaisquer dúvidas ou preocupações específicas sobre a toxicidade pulmonar em uma situação individual devem ser discutidas com um profissional médico.
Indústria precisa tomar cuidados para evitar doenças de longo prazo como toxicidade pulmonar
Indústria precisa tomar cuidados para evitar doenças de longo prazo como toxicidade pulmonar
Toxinas ambientais, como a poluição atmosférica ou inalação de produtos químicos tóxicos no ambiente de trabalho, podem causar danos aos pulmões, especialmente em casos de exposição a longo prazo. Medicamentos usados na quimioterapia podem ser uma causa frequente da toxicidade pulmonar, embora outros medicamentos, como antibióticos, também tenham influência. A terapia de radiação ou uma lesão traumática envolvendo os pulmões também resulta em toxicidade pulmonar. Em alguns casos, a causa exata nunca é diagnosticada.
Nos estágios iniciais, nem sempre os sintomas da toxicidade pulmonar são perceptíveis. Conforme a lesão progride, o paciente pode sentir uma tosse seca persistente, além de falta de ar intermitente e alternância entre se sentir bem e se sentir cansado. Pode demorar vários meses ou anos para os sintomas se tornarem graves o suficiente para que o paciente procure atendimento médico.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Com o tempo, fica mais difícil para o doente pulmonar completar as funções normais diárias. Andar a pé distâncias curtas resulta em uma sensação de falta de ar ou cansaço paralisante. Parece impossível respirar confortavelmente enquanto deitado, exigindo o uso de vários travesseiros para a elevação. Em muitos casos, a atenção médica não é requerida até esta fase da doença.
O tratamento para a toxicidade pulmonar geralmente não é necessário nas primeiras fases, embora o médico supervisor provavelmente monitore o paciente por qualquer sinal de agravamento dos sintomas.
Medicamentos receitados podem ser usado para controlar a tosse ou outros sintomas associados a esta condição.
Outro perigo são as frequentes infecções respiratórias, muitas vezes exigindo o uso de antibióticos. Nos casos mais graves, um transplante de pulmão pode ser necessário, embora seja relativamente raro e usado como um último recurso. Com a assistência médica adequada, a intervenção cirúrgica pode ser evitada.