O que é refrigeração termoacústica
refrigeração termoacústicaA refrigeração termoacústica, assim como a refrigeração convencional, utiliza uma unidade fechada de pressão. Fora isso, os dois métodos de refrigeração são muito diferentes. Em vez de fazer a refrigeração através da compressão de vapor, envolvendo componentes mecânicos e gases de ozônio que empobrecem, a refrigeração termoacústica usa ondas sonoras no lugar de um compressor para gerar energia de resfriamento.
Uma unidade de refrigeração termoacústica é composta de um regenerador, constituído por uma pilha de malha fina de material de filtração, muito parecido com uma peneira; dois permutadores de calor e um alto-falante para fornecer energia acústica. O alto-falante é modificado para gerar som extremamente alto e amplificado num ambiente confinado de hélio, um gás inerte presente no ambiente e que é convertido em energia de arrefecimento. Os níveis das ondas sonoras são tão altos, em torno de 170 decibéis, sendo este o nível de som de concertos de rock. Estes níveis de som só podem ser alcançados em uma atmosfera de gás contido, sob pressão.
O método de refrigeração termoacústica foi desenvolvido na Penn State University por especialistas em acústica liderados pelo ex-baterista, Steven Dr. Garrett, professor de Acústica e cientista sênior. Os magnatas americanos Ben Cohen e Jerry Greenfield haviam pesquisado métodos de refrigeração alternativos que eram amigos do meio ambiente. Eles têm ajuda financeira do conglomerado a Unilever, e juntaram-se como parceiros no projeto da Penn State.
Chiller termoacústico
Chiller termoacústico
Este procedimento de arrefecimento é promovido como sendo melhor do que o sistema de refrigeração tradicional em muitos níveis. Ele não só elimina a necessidade de maior parte dos componentes mecânicos convencionais de unidades de refrigeração, que também requer menos manutenção, e é mais amigo do ambiente, uma vez que utiliza gases naturais inertes. A temperatura é mais facilmente controlada, o que aumenta o potencial para uma maior eficiência e menores custos operacionais.
O método foi utilizado com sucesso no protótipo para arrefecer uma unidade a -24 ° C. Isto é muito abaixo do ponto de congelamento da água, e mais do que adequado para armazenar com sucesso produtos como o sorvete, por exemplo. Como a pesquisa da Penn State, que começou em 2002, muitas unidades de refrigeração termoacústica foram amplamente desenvolvidas e testadas. O protótipo de trabalho final foi apresentado na Waterbury Ben & Jerry, em 2004.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Muitos tradicionais gases de refrigeração, como hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFC), são conhecidos por gerar forte impacto sobre o aquecimento global se forem usados de forma inadequada. Se o método de refrigeração termoacústica provar ser uma alternativa viável e acessível, o impacto ambiental negativo das técnicas mais antigas de refrigeração pode ser minimizado e, eventualmente, eliminado.