O que é passivação
O que é passivação?De acordo com a ASTM A380, passivação é “a remoção de ferro exógeno ou compostos de ferro da superfície de aço inoxidável por meio de uma dissolução química, mais tipicamente por um tratamento com uma solução ácida que irá remover a contaminação da superfície, mas não vai afetar significativamente o aço inoxidável em si”.
Além disso, ele também descreve passivação como “o tratamento químico de aço inoxidável com um oxidante suave, como uma solução de ácido nítrico, a fim de melhorar a formação espontânea de a película de proteção passiva”.
Em termos mais diretos, o processo de passivação remove contaminação de “ferro livre” deixado para trás na superfície do aço inoxidável de usinagem e fabricação. Estes contaminantes são potenciais locais de corrosão, que resultam em prematuros resultado a corrosão e, finalmente, na deterioração da componente, se não forem retirados.
Além disso, o processo de passivação facilita a formação de uma fina película de óxido transparente que protege o aço inoxidável da oxidação seletiva (corrosão).
Como é feita a passivação?
O processo geralmente se inicia com um ciclo de limpeza. Ele remove óleos, graxas, compostos formados, lubrificantes, refrigerantes, fluidos de corte e outros resíduos indesejáveis orgânicos e metálicos deixados para trás por causa da fabricação e processos de usinagem.
Desengorduramento e limpeza geral podem ser realizados de muitas maneiras, incluindo vapor desengraxante, solvente de limpeza e banhos alcalinos.
O que é passivação?Após a remoção de resíduos orgânicos e metálicos, as peças são colocadas na solução de passivação apropriada. Embora existam muitas variações de soluções de passivação, a escolha mais frequente continua sendo a de soluções nítrico-ácido-base. Recentemente, pesquisas vêm tomando forma para desenvolver processos e soluções alternativas que são mais benéficos ao meio ambiente, mas igualmente eficazes.
Embora soluções alternativas que contêm ácido cítrico e outros tipos de química de propriedade estejam disponíveis, elas não têm sido tão amplamente aceitas comercialmente como soluções baseadas em ácido nítrico.
As três variáveis principais que devem ser consideradas e controladas para a seleção do processo de passivação são tempo, temperatura e concentração. Tempos de imersão típicos são entre 20 minutos e duas horas. O típico banho de temperaturas varia entre temperatura ambiente e 70°C. Concentração de ácido nítrico em 20% para 50 por faixa de volume é geralmente especificada.
Muitas especificações incluem o uso de dicromato de sódio na solução de passivação ou como passivação pós-enxague para ajudar na formação de uma película de óxido de cromo. Um controle de solução cuidadoso, incluindo a pureza da água, ppm de impurezas metálicas e manutenção química, são cruciais para o sucesso do processo de passivação.