O que é oligopólio
O que é oligopólioUm oligopólio é uma situação onde um pequeno número de grandes empresas domina o cenário mercadológico, tendo a maior parte da cota do mercado para os produtos e serviços que eles fornecem. Um exemplo comum visto em muitos países é o setor de telefonia celular, em que normalmente algumas grandes empresas ocupam 80% ou mais do mercado. Alguns termos relacionados incluem monopólio, onde apenas uma empresa domina o mercado, e duopólio, onde duas empresas têm a maioria das cotas de mercado.
Oligopólios surgem naturalmente, conforme as empresas crescem e começam a capturar mais espaço no mercado, absorvendo as empresas menores ou forçando sua saída. Com o tempo, o número de empresas que oferecem produtos e serviços específicos começa a diminuir e os consumidores contam com várias grandes empresas em vez de uma rede de empresas menores.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Em um oligopólio, as grandes empresas tendem a controlar preços e acesso, o que torna muito difícil para outras empresas entrarem no mercado. Isso também faz com que seja muito difícil acabar com a dominação na indústria.
A telefonia é um exemplo de mercado restrito a poucas operadoras disponíveis para o consumidor
A telefonia é um exemplo de mercado restrito a poucas operadoras disponíveis para o consumidor
Quando algumas empresas dominam um mercado, muitas vezes elas podem, juntas, se comportar como se fossem um único monopólio, talvez formando um cartel, ou elas podem conspirar informalmente a respeito de preços e políticas de mercado.
As grandes empresas, inevitavelmente, desenvolvem uma relação de interdependência, porque as ações de uma empresa têm um profundo impacto sobre as demais. Quando uma empresa reduz os preços, oferece novos serviços ou desenvolve novos produtos, os concorrentes têm de seguir o exemplo ou estão se arriscando a perder clientes. Isso pode ter o efeito de conluio e fixação de preços e, às vezes, é difícil para os legisladores determinar quando as empresas em um oligopólio estão realmente agindo de forma independente e quando eles estão trabalhando umas com as outras como cartel para fixar as condições de mercado.
Em economia, um mercado dominado por poucas empresas é considerado oligopólio
Em economia, um mercado dominado por poucas empresas é considerado oligopólio
Um oligopólio pode ser desfavorável para os consumidores. Com apenas algumas grandes empresas que oferecem gamas muito semelhantes de opções para se confiar e consumir, as pessoas podem ter dificuldade em encontrar produtos e serviços a preços competitivos. Se elas puderem localizar as empresas menores, talvez isso proporcione a oportunidade de obter um preço ou serviço melhor. Mas muitas dessas empresas lutam para expandir seu alcance e gama de produtos.
As grandes empresas também podem participar fortemente com lobby do governo para aumentar as chances de aprovação de leis favoráveis aos seus interesses e isso pode, potencialmente, prejudicar as pequenas empresas.
Governos não tomam medidas para diluir um oligopólio, a menos que eles encontrem evidências claras de fixação de preços ou se existem preocupações de que uma empresa pode estar a caminho de se tornar um monopólio.
Quando grandes empresas adquirem outras, elas poderão ter que passar por uma inspeção de regulamentação para determinar se a fusão teria o efeito de criar uma empresa única dominante. O governo pode exigir das empresas a venda de divisões, a fim de evitar que isso aconteça.
Nenhum comentário