O que é modelo de distribuição
O que é modelo de distribuiçãoUm modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo clássico inclui pelo menos três partes diferentes: o fabricante de bens, o distribuidor ou armazém e a loja de varejo, que representa o ponto de venda final.
Com o tempo, o modelo de distribuição pode sofrer alterações que transferem a responsabilidade dessas pessoas. Esses modelos – também chamados de cadeias de fornecimento, em alguns casos -, podem adicionar custos ou problemas adicionais para atividades comerciais normais. Mudar o estilo de distribuição pode ajudar a empresa a alcançar melhores resultados, tanto em rentabilidade como na reputação da marca.
Muitos problemas podem existir dentro de um modelo de distribuição, independentemente do tamanho, estilo ou partes envolvidas no sistema. O principal problema é o simples fato de que cada uma das partes age para seu próprio benefício.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Por exemplo, o fabricante concentra-se na produção de bens com o menor custo possível. Frete ou custos de distribuição também devem ser mantidos a um mínimo para que a empresa alcance máxima rentabilidade. O atacadista ou distribuidor tenta fazer o fabricante pagar preços elevados para o transporte de mercadorias e os varejistas desejam lucros para suas próprias atividades.
O uso de um modelo de distribuição curto normalmente custa menos e resulta em menor tempo de inatividade, quando um varejista tem uma baixa de estoque. Por exemplo, um fabricante que produz um item de grande procura precisa ter um modelo de distribuição que possa fornecer o ponto de venda com frequência, a fim de maximizar as vendas.
Pagar um prêmio ou bônus para este tipo de serviço de distribuição pode não ser um problema, pois os lucros das vendas de produtos altamente demandados compensam os custos de distribuição.
Em alguns casos, uma grande empresa considera mais lucrativo ter seu próprio serviço de distribuição através do desenvolvimento de uma distribuidora que envia mercadorias para os varejistas. Este modelo pode resultar em uma sociedade com interação frequente com os clientes, devido à cadeia curta de fornecimento.
Centro de distribuição
Os varejistas também são importantes no modelo de distribuição para um fabricante. Envio de mercadorias para as lojas erradas pode resultar em clientes que não querem fazer compras nestas lojas específicas nem comprar aqueles produtos. Por exemplo, quando pequenos comerciantes não possuem muitos locais de venda em uma determinada área regional, isso significa que o cliente precisa ir mais longe para comprar oos bens.
Além disso, a venda de bens no mercado internacional requer o uso de um modelo de distribuição adequado. Criar relacionamentos com os parceiros certos pode ajudar a empresa a estabelecer laços fortes no mercado local.