O que é eletrofiação
eletrofiaçãoEletrofiação num processo industrial em que uma carga elétrica de alta tensão é usada para criar polímeros fibras de filamentos. O processo difere de eletropulverização, que utiliza gotículas, em que o polímero eletricamente carregado líquido é puxado em um filamento sólido. Existem dois métodos usados para criar o polímero líquido utilizado na eletrofiação. Ele pode ser derretido a partir da sua forma sólida, ou pode ser misturado com um solvente a fim de formar uma solução de polímero.
No ambiente de laboratório, o equipamento de eletrofiação de base pode ser configurado usando uma fonte de alimentação de alta tensão, uma pipeta de vidro, uma seringa e uma bomba de dosagem para proporcionar o líquido eletricamente carregado. O outro componente da instalação, a tela capilar, está ligado ao sistema de aterramento elétrico. Esta tela pode ser estacionária ou pode rodar para facilitar a fiação das fibras. Usando esta configuração simples, os pesquisadores no campo da nanotecnologia criaram filamentos de polímero e nano-tecidos, que são usados em aplicações médicas e industriais.
Os métodos utilizados para eletrofiação são muito básicos. O polímero líquido é eletricamente carregado por meio de um eletrodo de fio imerso no líquido. É então pressurizado, forçando-o a mover-se para a extremidade de um tubo de vidro. À medida que o polímero líquido atinge o fim do tubo, os íons eletricamente carregados do fluido são atraídos para a tela de carga oposta capilar. À medida que a tensão superficial do líquido é superada pela força do design da tela capilar, ela toma a forma de cone, chamado um cone Taylor.
Equipamento de eletrofiação
Equipamento de eletrofiação
A tensão superficial torna-se completamente superada neste momento pela força da tela eletricamente carregada capilar e pelos finos fios de polímeros líquidos que começam a se formar. Conforme começam a se esticar, eles crescem mais finos em um processo chamado de chicotadas, que lembra o movimento de um arco elétrico através do ar. Os filamentos são transportados através do ar e, eventualmente, são recolhidos na tela capilar.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Os filamentos finos criados durante o processo de eletrofiação podem medir apenas alguns nanômetros de diâmetro. Estes segmentos podem também exibir texturas únicas e qualidades de superfície, que os tornam desejáveis para uma variedade de aplicações. No campo médico, os nano-tecidos são usados para fazer curativos em cortes e machucados, etc. Laboratórios de pesquisa também utilizam estes tecidos para fazer filtros que podem isolar micro-partículas. As aplicações industriais do processo de eletrofiação também estão sendo descobertas, oferecendo opções como roupas sem costura ou materiais de construção compostos.