O que é detecção de vazamento
O que é detecção de vazamentoA detecção de vazamento é um método de controle usado para identificar, monitorar, e medir a entrada ou o vazamento involuntário de líquidos ou de gases, geralmente dos sistemas pressurizados ou em recipientes vazios. Os vazamentos podem acontecer a partir do interior de um componente ou máquina para o exterior, ou penetrar de fora para dentro, devido às diferenças de pressão entre duas regiões. A maioria dos detectores de vazamentos são, em primeiro lugar, responsáveis por encontrar o vazamento, determinar a extensão ou a taxa de vazamento, e manter-se a par de aumentos ou de diminuições do vazamento. A detecção de vazamento é altamente importante nos sistemas industriais que confiam em componentes ou no equipamento sensível com potencial para ser danificado por contaminantes externos.
Os interesses ambientais e a valorização de alguns produtos fabricados fizeram da gerência de vazamento um interesse vital. A qualidade de um produto e o nível de segurança envolvidos em sua produção pode ser extremamente influenciada pela eficácia da detecção de vazamento. Os detectores de vazamento reduzem frequentemente custos totais de fabricação diminuindo a necessidade para reparação ou reformulação de produtos. O teste e a detecção de vazamento são executados para impedir perda de material ou energia, para melhorar uma fabricação de sistema confiável e para reduzir o risco de contaminação ambiental.
Terminologia da detecção de vazamento
Detecção de vazamentoPara compreender os princípios de métodos de detecção do vazamento é necessário tornar familiar os termos usados no processo. Um vazamento próprio é definido pela passagem de um gás ou de um líquido. Já a taxa de vazamento é a quantidade de líquido ou de gás que passam através do vazamento sobre uma unidade de tempo e sob algumas circunstâncias específicas. O vazamento detectável mínimo é a passagem ou a falha por menor que possa ser, detectada em um sistema de escape, quando a taxa detectável mínima do vazamento for a mais baixa taxa de vazamento que pode ser identificada e medida. Os níveis mínimos da detecção são usados para determinar a sensibilidade de um detector de vazamento, mas estes valores são influenciados frequentemente por variáveis tais como a pressão e a temperatura de funcionamento.
Tipos de vazamento
Há geralmente dois tipos de vazamentos que podem ocorrer em um ambiente industrial. Um vazamento real é uma fonte localizada de saída, tal como um furo simples, que fornece uma passagem direta através de que escapes materiais. Um vazamento real pode ser sob a forma de uma rachadura de um tubo, ou de uma abertura danificada. Estes tipos de vazamento se expandem frequentemente com o tempo e podem mudar devido às flutuações na temperatura e na pressão. Um vazamento distribuído é um tipo específico de vazamento real causado pelo líquido que permite uma barreira prolongada, que envolve a difusão das partículas fluidas através de um sólido poroso. Um escape virtual é o segundo tipo básico de vazamento industrial, e ocorre devido à dessorção gradual do gás de uma superfície ou do gás que vaza dos recipientes selados em um sistema a vácuo. No sistema a vácuo às vezes os vazamentos reais e virtuais podem ocorrer ao mesmo tempo.
Selecionando um método de detecção de vazamento
Há diversos fatores que podem influenciar a eficácia de um detector de vazamento para uma aplicação específica. Algumas das considerações principais ao selecionar um método de detecção de vazamento incluem o tamanho do potencial vazamento, as especificações físicas do sistema, o tipo de líquido do recipiente que está sendo usado, e a finalidade do dispositivo de detecção (que se pretende detectar, localizar ou medir). Estes fatores podem afetar a seleção do detector de escape em várias maneiras:
Grandes vazamentos: se a quantidade de vazamento é muito grande, o detector de vazamento pode não funcionar direito, sendo importante para a detecção o método e o instrumento utilizado para que tenha escala de trabalho adequado para solucionar o problema. Quando um detector de movimentos de escala não pode ser redefinido a menos que seja removido o vazamento, ele provavelmente se tornou inundado por excesso de vazamento.
Pequenos vazamentos: um vazamento de menor porte pode não ser registrado em um dispositivo de detecção porque está abaixo da escala operacional do instrumento, tornando-se difícil de encontrar e consertar. Se um detector registra vazamento zero, não significa necessariamente que não há nenhum vazamento presente, porque a leitura pode ser imprecisa devido ao tamanho do vazamento. Os parâmetros para um dispositivo de detecção devem ser determinados pela fuga detectável mínima e taxa de fuga máxima.
Características do sistema detector líquido: se um detector líquido ou gás é usado para seguir o movimento do material, é importante para o detector não ser reativo aos componentes do sistema de modo que não interfira com o desempenho operacional. Os gases com um tamanho molecular pequeno e uma difusão elevada, como o hélio, tendem a ser eficazes nestas circunstâncias.
Posição do vazamento: se a finalidade da unidade da detecção é encontrar e localizar um vazamento, sondas ou os detectores portáteis podem ser necessários para fazer a varredura da superfície da passagem fluida. Em sistemas a vácuo, um líquido descobridor pode ser eficaz para manchar a posição de um vazamento, quando os sistemas de pressão podem ser melhores servidos por detectores da bolha, por passagens de líquidos, e por indicadores químicos.