O que é dessulfurização em meio ambiente
O que é dessulfurização em meio ambienteDessulfurização é o processo de remoção de enxofre para evitar a contaminação de outros ambientes. Também conhecido como hidrodessulfurização ou HDS, este processo químico reduz as emissões de dióxido de enxofre no meio ambiente e o converte em ácido sulfúrico, sendo usado em baterias de carro e fertilizantes. Atualmente, o processo de dessulfurização mais exigido é de gás natural.
A dessulfurização do gás natural é normalmente realizada por adsorção. O gás de combustão é o subproduto das usinas e refere-se à exaustão da queima de combustíveis fósseis. A dessulfurização do gás de combustão é necessária para reduzir a quantidade de dióxido de enxofre no ar. É um grande fator na formação da chuva ácida.
Um dispositivo chamado de purificador é usado para remover o enxofre do gás de combustão. Ele funciona através da combinação do enxofre com cal virgem ou calcário para criar um composto ou chorume. A pasta é então removida por absorver o chorume, sendo convertida em em gesso, que é usada para fazer gesso ou cimento.
A dessulfurização do carvão é obtida de três formas. O método mais comum é a separação por densidade. Outro método é através de flutuação ou de floculação. Neste método, o carvão é imerso em líquido. A matéria mineral é mais leve do que o carvão para que ele flutue para cima, permitindo que os poluentes sejam escoados. Um método final é a susceptibilidade magnética. Já dessulfurização de óleo funciona de duas maneiras principais.
O primeiro é semelhante ao processo de dessulfurização do gás natural, porque ele também usa filtros de carvão ativado. Este método é geralmente usado somente se o óleo tiver um teor de enxofre relativamente baixo, inferior a 50 ppm. No outro método, chamado de dessulfuração microbiana, é empregado o organismo Rhodococcus para remover compostos de enxofre, o que reduz a poluição do ar durante o processo de refino.