O que é ciclo térmico

ciclo térmicoCiclo térmico é um processo de fabricação de arrefecimento e de aquecimento, alternativamente, de material para aumentar a sua resistência e seu desempenho. Este processo induz ao que é conhecido como a reorganização molecular, otimizando a estrutura molecular de um material e tornando-o mais denso e mais uniforme. Defeitos de fabricação mais microscópicos, tais como fissuras, são removidos durante o processo, melhorando assim a qualidade e longevidade dos rolamentos e outros dispositivos.

Partes metálicas sujeitas a tratamentos térmicos cíclicos também são menos propensas a sofrer de fadiga de metal por falhas provocadas por corrosão interna e vibração. A resistência à corrosão externa é também melhorada, assim como a resistência de pós-produção, tais como os processos de brasagem e plaqueamento, quando os tratamentos térmicos cíclicos são aplicados.

Embora o ciclo térmico seja um processo eficaz em diferentes tipos de materiais, incluindo materiais compósitos, cerâmicas e plásticos, é mais comumente associado com o seu efeito benéfico sobre as partes metálicas. Mais forjados, ou peças metálicas, usinadas apresentam inúmeras falhas microscópicas, tais como rachaduras finas ou fissuras, assim como bolsos intermoleculares.

Exemplo de processo de ciclo térmico

Exemplo de processo de ciclo térmico

Embora geralmente sejam muito pequenas para serem vistas a olho nu, essas imperfeições são uma fonte comum de falhas de peças, devido a quebras de vibração ou impacto de stress e fadiga do metal causados por corrosão interna. Uma das formas mais eficazes para a remoção significativa destes defeitos é o processo de ciclo térmico. Este processo envolve o arrefecimento ou, mais raramente, o aquecimento de peças várias vezes e, em seguida, permite que elas retornem à temperatura ambiente.

Também conhecida como criogenia avançada, o processo de modulação da temperatura tem o efeito de aperto ou de fixação na estrutura molecular da parte e remove muitos, se não todos, os seus defeitos microscópicos. A ausência de cavidades internas e rachaduras minimiza a chance de corrosão interna em desenvolvimento. A remoção de falhas internas também faz com que a parte mais resistente à vibração e simpático ressonância que melhora ainda mais a resistência à fadiga do metal.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Os benefícios do processo de ciclagem térmica não terminam aí: uma parte tratada apresenta melhores características de superfície também. Isto, por sua vez, significa que a parte é menos susceptível de sofrer corrosão da superfície, e termina como revestimento que são aplicados antes da ciclagem térmica aderir melhor e com maior duração. O mesmo se aplica a qualquer processo de plaqueamento e brasagem realizado antes da ciclagem, que também beneficia o processo de modulação térmica.