O que é aço damasco
O que é aço damascoAço damasco foi uma das grandes descobertas do mundo antigo. Inventado há mais de 1.500 anos atrás, esquecido, e, em seguida, redescoberto, é um tipo de aço conhecido por sua resistência, rigidez e durabilidade.
As técnicas de forja necessárias para criar e trabalhar aço damasco são consideráveis. É feito por um sanduíche de até seis tipos diferentes de aço, aquecendo-os em uma forja e trabalhados juntos em uma bigorna, dobrando-os várias vezes para criar um espaço em branco no único metal que contém uma camada estratificada de diferentes metais.
Como este é um processo trabalhoso, uma boa faca feita a partir de aço damasco pode custar mais de 1.000 dólares. A manufatura desse objeto é considerado o maior desafio na capacidade de um ferreiro para trabalhar metal. Várias teorias sobre as origens do termo existem, mas nenhuma delas foi confirmada definitivamente.
Damasco pode se referir às espadas forjadas ou vendidas em Damasco, na Síria. Outra hipótese é o nome do ferreiro: o autor al-Beruni refere-se as espadas feitas por um homem chamado Damashqi.
Historiadores alegam que o material utilizado para produzir o aço damasco original inclui lingotes de aço wootz, que se originou na Índia e no Sri Lanka e depois se espalhou para a Pérsia. Do século 3 ao século 17, a Índia foi o transporte de lingotes de aço para o Oriente Médio para uso em aço damasco. Hoje, o termo é usado para descrever o aço que imita a aparência e o desempenho, geralmente, que é produzido por forjamento ou soldadura padrão.
O método para fazer aço damasco inclui minério de refinamento e forja, aproveitando as impurezas e as mudanças no nível molecular. As reações químicas microscópicas podem ter ajudado a fazer lâminas extraordinárias para a época. O processo foi perdido após a produção das espadas modeladas diminuir gradualmente e eventualmente cessou por volta de 1750.
Visual do aço damasceno mostra a mistura de diferentes aços no material final
Visual do aço damasceno mostra a mistura de diferentes aços no material final
A descoberta de nanotubos de carbono na composição do aço de damasco sustenta esta hipótese, uma vez que a precipitação de nanotubos de carbono provavelmente resultou de um processo específico que pode ser difícil de reproduzir se a técnica de produção ou matérias-primas utilizadas for significativamente alterada.
Embora tal material possa ser trabalhado a baixas temperaturas para produzir o padrão damasceno estriado da mistura de bandas de ferrite e cementita de um modo idêntico ao padrão soldado do aço, qualquer tratamento térmico suficiente para dissolver os carbonetos iria destruir o padrão permanentemente. No entanto, cientistas descobriram que em amostras de aço damasco verdadeiro, o padrão de Damasceno poderia ser recuperado pelo envelhecimento a uma temperatura moderada.
Dois tipos de aço forjado modernos têm padrões e propriedades físicas semelhantes a ele.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Aço forjado cadinho: Lingotes consistindo em aço de alto carbono com adição de impurezas metálicas são criados pela fusão e permite lentamente esfriar e cristalizar em seu cadinho. Os lingotes resultantes são, então, lentamente forjados no “calor vermelho” até que a forma desejada seja atingida.
Padrão de aço soldado: pedaços de aço de teor de carbono diferente são soldados em conjunto com o auxílio de fluxo e continuamente dobrados, torcidos e forjados até que a peça fique sólida e o seu grão de aço esteja na forma e dimensões corretas.
Aços mais modernos destinados a imitar a aparência de damasco são uma laminação de aços dobrados selecionados com qualidades de cosméticos, com rebarbação e polimento especificamente para expor as camadas. Um número limitado de fabricantes de aço tenta recriar o original usando lingotes produzidos através de métodos Wootz.