O que é a radiação de microondas
O que é a radiação de microondasA radiação de microondas se refere ao movimento de onda em que há a irradiação de energia de microondas por diferentes distâncias. As microondas são raios eletromagnéticos com uma faixa de freqüência de 0,3 GHz e 300 Ghz, e estão localizadas entre as ondas de rádio e as ondas de infravermelho no espectro eletromagnético.
Como todas as ondas eletromagnéticas, a radiação de microondas acontece naturalmente, de modo que as microondas se propagam facilmente e nem precisam de um meio para isso. Elas podem se dissipar através de materiais não-metálicos, como plástico e vidro, mas são refletidas em superfícies metálicas. As microondas são absorvidas pelos alimentos, frutas, legumes e outros produtos com alto teor de água; além disso, produzem calor. Este é o princípio de funcionamento dos aparelhos domésticos de microondas.
Um forno de microondas consiste em um transformador de alta tensão, um tubo de elétrons, chamado de magnetron, uma ventoinha e uma câmara de cozimento. O transformador transfere energia elétrica para o magnetron e este componente converte a energia elétrica em radiação de microondas. As microondas são refletidas na câmara de cozimento, sendo absorvidas pela comida.
Radiação de microondasComo resultado da absorção da radiação de microondas, as moléculas de água nos alimentos começam a vibrar. Este movimento molecular produz calor, e o calor resultante cozinha os alimentos. Certos alimentos contendo altas concentrações de moléculas de água cozinham de modo mais rápido. Em alimentos mais consistentes, a parte externa é cozida pelas microondas e a parte interna é cozida pela condução de calor proveniente da parte externa aquecida.
Cabe salientar que as microondas não transformam os alimentos em radioativos. A radiação das microondas se refere à maneira em que essas ondas se movem, e não à radioatividade. Portanto, as microondas são de caráter não-ionizante e não têm a energia suficiente para causar mudanças químicas de substâncias como aconteceria no caso de radioatividade.
O principal perigo da exposição acentuada às microondas é que o tecido do corpo pode ser afetado da mesma forma que a comida é. Essas microondas de energia podem causar queimaduras, catarata e outros ferimentos. No entanto, para que esses problemas ocorressem, seriam necessários altos níveis de microondas. E felizmente, os níveis de radiação de microondas em utensílios de cozinha são muito baixos.