Noruega inaugura primeira bolsa de carbono
O secretário de Energia da Noruega, Oluf Ulseth, e o grupo empresariam norueguês Nordpool inauguraram nesta segunda-feira a primeira bolsa mundial para compra e venda de cotas de emissão de dióxido de carbono.
A bolsa, que vinha funcionando em caráter experimental desde 11 de fevereiro, pretende canalizar as operações com CO2 previstas no Protocolo de Kyoto, para redução das emissões de gases do efeito estufa.
– As empresas, que até agora negociam de forma bilateral, poderão recorrer à bolsa para suas compras e vendas de cotas de emissão – explicou o porta-voz da Nordpool, Knut Lockert.
Segundo o porta-voz, “os valores das emissões de CO2 estão cotados entre 7 e 9 euros e o volume de venda que se pode alcançar diariamente varia de 30 a 65 mil toneladas”.
O secretário Oluf Ulseth disse que “este tipo de mercado contribui de forma efetiva para reduzir as emissões dos gases” que provocam o aquecimento da Terra.
– Somos os primeiros a estabelecer uma bolsa deste tipo. Em dez dias de negociação, venderam-se 371 mil toneladas de CO2 – declarou o presidente da Nordpool, Torger Lien.
O Protocolo de Kyoto entrou em vigor no dia 16 de fevereiro e permite a empresas privadas a compra e venda de emissões, em função dos cortes que as autoridades nacionais as tenham exigido.