Nalco tem tecnologia para minimização de resíduos

Os resíduos – tanto sólidos como líquidos – necessitam ser condicionados de forma adequada ou mesmo ter a sua geração minimizada. Especializada em soluções para tratamentos de águas e processos industriais, a Nalco Brasil vem empregando recursos tecnológicos para criar soluções que auxiliem os clientes a reduzir custos, incrementar produtividade e respeitar o meio ambiente.

Uma das novas tecnologias patenteadas da Nalco, o IronGuard-2495 é aplicada na prevenção de geração de carepas oleosas em usinas siderúrgicas. O consultor técnico da Nalco, Paulo Sérgio Santiago explica que o produto previne a agregação do óleo nas carepas de óxido de ferro, tipicamente geradas nas plantas de laminação a quente e de lingotamento contínuo, possibilitando o aumento da reciclagem da carepa de óxido metálico. A tecnologia também é aplicada para romper a emulsão, pois promove boa separação de óleo/água, além de ser mais efetivo que o tratamento convencional.

Entre os benefícios potenciais do tratamento estão o aumento na recuperação do óleo e de carepas limpas, a melhoria na performance do filtro do circuito de água de resfriamento – já que com a menor contaminação das carepas com óleo, estes se separam melhor no scale-pit, possibilitando menor arraste de finos para o filtro e, por conseguinte, possibilitando redução na freqüência de contralavagens do mesmo, além de redução no teor de SS/O&G no efluente do filtro e também nos custos de manutenção deste equipamento e melhoria na qualidade de água recirculada para as plantas de lingotamento contínuo e de laminação a quente.