Modo de Falha e Análise de Efeitos – FMEA ou FMECA
Modo de Falha e Análise de Efeitos – FMEA ou FMECAFMEA surgiu em engenharia de sistemas, e é uma ferramenta amplamente utilizada para o controle de qualidade. Baseia-se em ferramentas como Análise de Risco e Análise de Causa e Efeito para tentar prever falhas antes que elas aconteçam. Originalmente utilizada em desenvolvimento de produto, é também eficaz em melhorar a concepção dos processos de negócios e sistemas. Inicialmente desenvolvido por engenheiros da indústria aeroespacial, Modo de Falha e Análise de Efeitos (FMEA) é uma metodologia de análise de potenciais falhas no processo de produção para que medidas de prevenção possam ser concebidas e aplicadas com sucesso.
As ações recomendadas ou previsões são feitas para reduzir a probabilidade de o problema ocorrer, e mitigar o risco, se de fato, ocorrer. FMEA determina, através da análise de modos de falha, o efeito de cada uma delas e identifica os pontos críticos. Também pode classificar cada falha de acordo com a criticidade dela e sua probabilidade de ocorrência. FMECA é o resultado de duas etapas: Modo de Falha e Análise dos Efeitos (FMEA), e Análise de Criticidade (CA). Em outras palavras, FMECA é apenas FMEA com Análise de Criticidade. Há muitos tipos diferentes de FMEA. Existe a FMEA conceitual ou funcional, FMEA de Projeto e FMEA de Processo.
Porque é que o FMEA ou FMECA importante?
Há uma série de razões pelas quais esta técnica de análise é tão importante e funcional, como por exemplo:
O FMEA fornece uma base para a identificação de causas raiz do fracasso e para o desenvolvimento efetivo de ações corretivas.
O FMEA identifica confiabilidade e segurança dos componentes críticos.
Facilita a investigação de alternativas em todas as fases do projeto ou processo.
O FMEA fornece uma fundação para a manutenção, segurança, testabilidade, e análises de logística.
Histórico do FMEA
FMEA ou FMECA é um desdobramento do Processo Militar MIL-P-1629, intitulado Procedimentos para executar um Modo de Falha, Efeitos e Criticidade. Análise, datada de 9 de novembro de 1949, foi originalmente utilizada como técnica de confiabilidade para determinar o efeito do sistema e falhas de equipamento. As falhas foram classificadas de acordo com seu impacto sobre o sucesso da missão e do pessoal de segurança. FMECA foi desenvolvido e aplicado pela NASA em 1960 para melhorar e verificar a confiabilidade do hardware programa espacial. Atualmente, FMEA é uma análise padrão bastante empregada na indústria automotiva.