Mittal assina contrato para usina na Índia

Mittal Steel, maior siderúrgica do mundo, vai assinar no sábado contrato para construir uma usina de 12 milhões de toneladas de aço no Leste da Índia. A Mittal vai investir US$ 10,2 bilhões em um projeto de minério de ferro que envolve também a construção de uma usina siderúrgica em Jhark-hand, afirmou à Reuters o secretário da Indústria do Estado indiano, S.K. Satapathy.

O acordo será assinado pelo ministro-chefe de Estado, Arjun Munda, e pelo presidente do conselho da Mittal, Lakshmi Mittal. A siderúrgica será a primeira da companhia na Índia, terra natal do executivo.

Siderúrgicas e companhias de mineração têm se voltado para a Índia porque o custo de trabalho é menor e também porque o país tem o terceiro maior depósito de carvão e minério de ferro do mundo.

A Mittal é a segunda siderúrgica estrangeira a assinar um acordo na Índia. O país exige que suas reservas de minério de ferro sejam usadas na produção de aço, demanda que deve impulsionar a economia indiana, a terceira maior da Ásia e que cresce cerca de 7% ao ano.

Em junho, a sul-coreana Posco assinou contrato para um projeto siderúrgico de US$ 12 bilhões no Estado oriental de Orissa, um recorde em investimento estrangeiro no país.

Autoridades do governo de Jharkhand informaram que a Mittal vai construir inicialmente uma usina siderúrgica de 6 milhões de toneladas, que terá a capacidade dobrada posteriormente. “O projeto deve estar em operação em 48 a 54 meses”, afirmou Satapathy.

Matéria-prima

A Mittal ainda conseguiu um fornecimento de 600 milhões de toneladas de minério de ferro das minas do Estado de Chiriya por 30 anos, acrescentou a autoridade. O vice-presidente de operações da Mittal, Malay Mukherjee, disse à Reuters que a companhia não tem planos para exportar minério de ferro da Índia e Satapathy.