Métricas de qualidade do gás

Métricas de qualidade do gásPoucas pessoas que usam o gás no seu dia-a-dia conhecem as métricas de qualidade do gás usadas pelos produtores para analisar o produto que chega ao mercado para consumo do usuário final.

Em todos os setores em que há um processo existente e uma saída de produto, seja tangível ou não, existem métricas usadas para medir o resultado efetivo em relação ao resultado desejado. Estas são medidas quantificadas através de números e são freqüentemente chamados de indicadores de desempenho (key performance indicators, em inglês) ou KPIs.

Na produção de gás, um desses critérios-chave que mostram desempenho é a exploração. Quantidade significativa se o dinheiro é investido para encontrar os melhores recursos de petróleo e gás. Estes dados são, então, colhidos e levados para instalações de gás, onde ocorre a conversão real. Se as despesas de exploração não se convertem em uma descoberta, uma grande quantidade de investimento é perdido e já começam novas pesquisas.

Uma vez que uma exploração for bem sucedida, não termina aí. Tem que haver uma distribuição justa ou alocação de recursos que inclua o orçamento financeiro, recursos humanos e alocação de tarefas. Infraestruturas têm que ser construídas, o que significa outro investimento significativo para a exploração. Estes são quantificados através da identificação do número de poços de petróleo e gás produtivos em relação à saída financeira e ao investimento total.

Outra coisa usada como uma métrica de produção de gás é o desenvolvimento e a produção real. Gastos de capital são levados em consideração ao identificar os planos de desenvolvimento para os poços e da planta de gás.

Despesas com outros recursos também são levados em conta e estes incluem perfuração, mão-de-obra, instalações, manutenção e máquinas e equipamentos. Para gastos de capital, a métrica real é a alocação de recursos. Isto inclui também os gastos de desenvolvimento.

A capacidade dos profissionais que trabalham para a usina de gás é também parte da métrica. Conhecimento humano é sempre indicador de como a empresa irá desempenhar. Fora isso, suas decisões terão um impacto significativo no negócio. Colocar alguém incompetente para fazer o trabalho vai custar uma quantia significativa de dinheiro perdido. Assim, cada erro é considerado um defeito na qualidade.

O grau de controle é medido também para ver o quão eficaz é a gestão e a execução do negócio. Em essência, o conjunto de habilidades completa dos profissionais é avaliado.

Há praticamente centenas de métricas de medidas e quantificadas para analisar a eficiência global de uma usina de gás. De um departamento para outro, quase as mesmas métricas são aplicadas, ainda que pequenos ajustes sejam feitos, dependendo da natureza do segmento vegetal. Do ponto de vista geral, todos os aspectos são analisados.

Essas métricas também envolvem a comercialização da produção para garantir a visibilidade do produto. O processo em si também é medido para verificar se ele ainda é eficaz. Alguns processos podem ser eliminados para acelerar e avançar os procedimentos atuais para acompanhar a evolução tecnológica. Ou seja, as métricas de análise da produção de gás são constantes e não terminam no básico.