Métodos de mineração de carvão
Métodos de mineração de carvãoA mineração de carvão de superfície é o método utilizado em cerca de 40% da produção de carvão no mundo. Quando os depósitos de carvão estão mais perto da superfície, pode ser menos oneroso extrair o carvão usando as práticas de mineração de superfície. A mineração de superfície envolve os processos de mineração a céu aberto, ou área de mineração, métodos de mineração de carvão de contorno e remoção de minas de montanha.
O método mais usual de mineração de superfície é mineração a céu aberto. Esta técnica é mais apropriada para as áreas com terreno plano, expondo o carvão ao remover terra acima da camada do carvão em sistema de lotes. Quando toda a terra acima da camada de carvão é retirada, o bloco de carvão subjacente fica exposto, podendo, então, ser perfurado e explodido. Este processo é efetuado sucessivamente, bloco por bloco.
Mineração de carvãoO método de mineração de contorno é a técnica de mineração de superfície mais utilizada em áreas de terreno íngreme. Este método envolve a remoção da terra acima da camada de carvão, de modo padronizado, seguindo o entorno de uma colina ou uma montanha, por exemplo. Este método requer um grande cuidado em segurança, já que pode causar grandes deslizamentos de terra e graves problemas de erosão do solo. Para resolver estes problemas, uma variedade de métodos foi desenvolvida ao longo dos anos visando a estabelecer limites para os trabalhos de mineração.
O método de remoção de minas de montanha envolve a remoção de montanhas para expor veios de carvão, eliminando áreas estéreis da mineração em locais. Esta prática combina a tecnologia de mineração de entorno com a de mineração a céu aberto.
Os modernos processos de mineração a céu aberto e mineração de superfície recuperam uma proporção maior de terra do que os métodos de depósito de carvão subterrâneo. A mineração subterrânea profunda é necessária quando são encontrados veios de carvão subterrâneos muito fundos e densos. A mineração contínua é utilizada em cerca 45% da produção de carvão em mina subterrânea, utilizando uma máquina de aço com um grande tambor rotativo equipado com tungstênio.