Mazda se despede da América do Norte
A montadora japonesa Mazda Motors informou que vai transferir a planta de montagem e produção de automóveis de Michigan para o Japão, deixando a empresa sem base industrial na América do Norte. A produção do sedã Mazda6 na AutoAlliance International (AAI), uma joint venture com a Ford, será transferida para sua planta em Hofu, no Japão, quando o plano do atual ciclo do produto termina, informou a montadora.
A empresa não esclareceu quando acontecerá a finalização das operações na América do Norte, mas tudo indica ue a transferência de produção ocorrerá em 2012. O Mazda6, conhecido como Atenza no Japão, em seguida, será exportado para o mercado norte-americano do Japão.
“Nossa intenção é transferir as operações com a finalidade de melhorar a produção e eficiência do investimento e otimizar nossos negócios”, disse o presidente da Mazda, Takashi Yamanouchi, acrescentando que sua empresa está comprometida em trabalhar em parceria com a Ford.
“A Mazda e a Ford têm tido uma relação muito próxima há mais de 30 anos. Temos colaborado em projetos em que há benefícios mútuos, e as duas empresas continuam empenhadas em continuar esta parceria estratégica”, completou Yamanouchi.