MaxiMill 211: vantagens econômicas e de performance
MaxiMill 211: vantagens econômicas e de performanceEstá chegando ao mercado brasileiro mais um produto da Ceratizit que está tendo boa receptividade na Europa. Trata-se de fresa MaxiMill 211, para fresamento a 90º, com duas arestas, que se destaca por utilizar um mesmo suporte para vários tipos de classes e geometrias para operações de usinagem em diversos materiais.
“Com um mesmo suporte de fresa é possível usinar vários tipos de materiais, desde os tradicionais aços e ferro fundido até alumínio e titânio”, informa Diógenes Berel, gerente Comercial da Ceratizit América Latina, lembrando que a ferramenta é indicada para trabalhos em matrizarias. “Além disso, a família conta com a primeira classe de metal duro específica para materiais endurecidos, a CTP 6215”.
O gerente ainda aponta ainda outros destaques da ferramenta. O primeiro é o fato de contar com 90º verdadeiro, em função da aresta helicoidal. Outro é que utiliza pastilhas com fase alisadora, promovendo excelente acabamento superficial. “Além disso, os insertos estão disponíveis com vários tipos de raio, de 0,4 até 4 mm, permitindo fazer todas as combinações possíveis com o mesmo suporte”, informa.
Berel acrescenta ainda mais um destaque tecnológico: um detalhe na aresta axial minimiza a força de corte nesse mesmo sentido, promovendo um corte mais suave, menor consumo de potência da máquina e maior estabilidade do processo. “São fatores que ampliam a vida útil da ferramenta”, diz.
Segundo o gerente, a MaxiMill 211 já está disponível no Brasil. “Optamos primeiro por formar estoques locais para darmos início à distribuição no mercado”. Processo semelhante ocorreu com a também recém-lançada a fresa de topo MaxiMill HFC, para altos avanços que já está disponível nos diâmetros de 25 a 35 mm, com opções de passo normal e passo fino, com cabeçotes de faceamento nos diâmetros de 32 até 100 mm e insertos de 9 e 12 arestas.