Manutenção remota e diagnóstico remoto nas plantas industriais
Manutenção remota e diagnóstico remoto nas plantas industriaisDiagnóstico e Manutenção Remota referem-se, respectivamente, aos diagnósticos de falhas ou avarias, tendo a manutenção corretiva como ação mais específica, como alterar as configurações dos equipamentos e máquinas a fim de melhorar seu desempenho ou evitar problemas como quebra, desgaste e corrosão. A manutenção remota, assim como o diagnóstico remoto, pode substituir a mão de obra no local de peritos e equipes de manutenção presenciais em uma planta industrial, a fim de economizar custos com o transporte de pessoal, além de prevenir situações de risco (no caso de manutenção em espaços confinados, por exemplo).
A crescente globalização e os avanços tecnológicos de automatização das máquinas também criam a oportunidade de controlar e monitorar remotamente o funcionamento de máquinas e sistemas, evitando o deslocamento de pessoal e seus conseqüentes custos.
A manutenção remota visa melhorar a confiabilidade das instalações vitais ou intensivas e reduzir os custos de manutenção, evitando a manutenção não planejada, através do monitoramento da condição do sistema remotamente. Os elementos do processo de diagnóstico remoto incluem alguns pontos essenciais:
– Monitorar remotamente alguns parâmetros vitais ao bom desempenho de sistemas;
– Fazer a de dados para detectar tendências de falhas e quebras;Manutenção remota
– Comparação com comportamento de dados conhecidos ou previstos.
– Depois de detectado o desempenho de degradação, prever o momento do fracasso por extrapolação;
– Pedido de peças e / ou plano de manutenção, a ser executado quando realmente necessário, mas a tempo de evitar uma falha ou paralisação de máquinas.
Um dos maiores exemplos de que a manutenção remota pode ser aplicada com sucesso em muitas empresas envolveu as empresas Koenig & Bauer (KBA), um dos maiores fabricantes mundiais de prensas, e a Innominate Security Technologies, empresa alemã especialista em segurança industrial, que em 2007 assinaram um contrato para equipar as prensas da KBA com tecnologia baseada em diagnóstico remoto. O software mGuard desenvolvido pela Innominate permitia a manutenção segura e eficiente feita de modo remoto das prensas KBA através da Internet.
Com sua ampla gama de produtos, a KBA é uma das maiores fabricantes de prensas no mundo e tem utilizado a implantação de diagnóstico remoto e de manutenção remota com base em conexões via modem. A empresa exporta 83 % de seus produtos, fazendo a manutenção remota e prestando 24 horas de serviço on-line através do telefone ou por ISDN, uma parte essencial da oferta de serviços.
Andreas Birkenfeld, gerente da divisão de sistemas de tecnologia da KBA, diz: “Nossos clientes exigem um alto padrão de confiabilidade, bem como soluções de manutenção remotas rápidas e seguras caso surjam problemas. Com o inovador pacote de serviços de manutenção remota pela internet, as operações de nossos clientes se tornam ainda mais eficientes e seguras. A maior largura da banda de Internet está facilitando a ampliação dos serviços de manutenção remota. Para nós, a adoção de normas de segurança reconhecidas é essencial e uma parte fundamental para os negócios da empresa”.
A Innominate é um dos principais fabricantes de produtos de segurança para aplicações industriais e está entre as primeiras a realizar a manutenção remota através da Internet para o setor manufatureiro. Joachim Fietz, CEO da Innominate afirma: “A manutenção remota nas plantas industriais oferece vantagens significativas de custos e uma vantagem competitiva sobre o futuro”.