Manutenção mecânica industrial
Manutenção mecânica industrialA manutenção mecânica industrial é um importante campo de conhecimento dentro da engenharia mecânica, sendo essencial em qualquer planta industrial, pois visa à prevenção e à correção de falhas e problemas mecânicos com base em métodos de manutenção preventiva e corretiva de todas as máquinas e equipamentos, bem como de cada componente individualmente. Cabe destacar que a manutenção mecânica vem conquistando cada vez mais espaço dentro das grandes fábricas e indústrias, uma vez que o aumento da lucratividade depende da total disponibilidade dos equipamentos em linhas de manufatura. Se uma máquina falha e para de funcionar, toda a produção fica comprometida. Em um mercado bastante acirrado em termos de competitividade, a manutenção mecânica industrial exerce um papel fundamental e que pode destacar uma empresa da outra.
Até alguns anos atrás, grande parte das fábricas, de pequeno, médio ou grande porte, contavam com equipes bem reduzidas de mecânicos de manutenção, e quando uma linha de produção apresenta entraves, esses profissionais de mecânica atuavam pontualmente, corrigindo cada problema. Inclusive, muitas companhias adotavam o sistema de manutenção mecânica terceirizada, com a contratação de empresas prestadoras de serviços que realizavam o trabalho de manutenção de tempos em tempos.
Percebendo a necessidade de estarem sempre à frente de seus concorrentes, de uns anos para cá, as companhias passaram a enxergar o setor de manutenção mecânica com outros olhos, até mesmo ampliando sua força de trabalho, proporcionando treinamentos e condições mais seguras no ambiente ocupacional. Também ficou mais claro a preocupação dos gestores de manutenção mecânica a adoção de programas de manutenção mecânica industrial que abrangessem atividades de reparos preventivos, preditivos, corretivos e grandes paradas de manutenção, ou mecânica de manutenção, como muitos profissionais da área se referem.
A manutenção mecânica envolve basicamente três tipos de manutenção: a preventiva, a corretiva (classificada em planejada e não planejada) e a manutenção preditiva. No Brasil, a manutenção detectiva ainda não é muito aplicada em todas as indústrias. A seguir, explicaremos mais detalhes.
Manutenção mecânica preventiva
A manutenção mecânica preventiva prevê algumas ações de inspeção e possíveis reparos de máquinas e equipamentos de forma planejada, sem que estes ativos não apresentem qualquer indício de que irão falhar. A manutenção preventiva objetiva justamente que nenhum tipo de desgaste ocorra e causa a paralisação da máquina por tempo indeterminado.
manutenção industrialManutenção mecânica corretiva
A manutenção mecânica corretiva pode ser planejada ou não planejada. A manutenção corretiva planejada prevê o reparo em equipamentos inteiros, ou em apenas alguns componentes, apenas quando uma máquina para de funcionar por problemas mecânicos. Obviamente, que a manutenção preventiva aplicada detecta potenciais falhas, mas algumas avarias só podem ser analisadas depois que eles acontecem. No caso da manutenção mecânica corretiva não planejada, a idéia é realizar a inspeção e o reparo somente quando o equipamento for avariado, mas este tipo de manutenção é a menos indicada nas empresas, porque denota a falta de existência de programas preventivos, ou até mesmo indica que existem lacunas a serem observadas, caso este programa seja implementado nas indústrias e empresas de modo geral.
Manutenção mecânica preditiva
A manutenção mecânica preditiva faz uso de vários métodos e testes de detecção de falhas, utilizando também a termografia infravermelha e análises de falhas, além de indicadores de manutenção. Alguns dos indicadores de manutenção mais utilizados são MTBF, MTTR, FMEA, ou FMECA, Manutenção Produtiva Total, PDCA, além de diversos estudos de disponibilidade e confiabilidade de equipamentos. Os programas de lubrificação de máquinas também entram nos planejamentos de mecânica industrial, visando sempre manter os ativos em perfeito estado de funcionamento, uma vez que a lubrificação de peças e componentes é essencial para evitar desgastes prematuros.
Nenhum comentário