Manutenção do sistema de encanamento
Manutenção do sistema de encanamentoA manutenção do lar, especialmente a manutenção do sistema de encanamento, provavelmente ocupa uma boa parte do tempo do proprietário. Mas pode-se considerar que este tempo não é gasto, e sim investido, afinal, a casa é provavelmente o maior ativo financeiro de uma família, e mantê-la em boas condições não só a torna mais confortável como também mais segura para os moradores. Elaborar um plano de manutenção da residência também protege o investimento que você fez em sua casa.
Manter o sistema de encanamento é uma parte importante de qualquer plano abrangente de manutenção das casas. Uma lista de inspeção simples pode fazer essa atividade anual ou bi-anual ser mais rápida e fácil. Seguir uma lista de verificação de manutenção do encanamento também vai garantir que o proprietário não esqueça nenhum, porque mesmo que ele contrate uma empresa especialmente em manutenção doméstica, o ideal é sempre que o dono da residência acompanhe os trabalhos e saiba o que está sendo feito, passo a passo. Lembre-se que seu sistema de encanamento inclui pias, banheiros, chuveiros e banheiras, bem como lavanderia e conexões de fora para mangueiras e sistemas de rega.
• Localizar onde a rede de abastecimento de água e tubulações de água, esgoto ou resíduos entram e saem da casa. Estes são pontos de transição chave para o sistema de encanamento.
• Se uma parte da tubulação está exposta e pode ser facilmente inspecionada, observe se há indícios de corrosão, tais como coloração verde em torno da tubulação de cobre ou de latão. A corrosão pode levar a fissuras na canalização, com conseqüentes vazamentos.
• Teste o nível de pressão da água com base em medidores específicos disponíveis no mercado industrial. A pressão da água é uma medida vigorosamente da quantidade de água que sai das torneiras, chuveiros e outros equipamentos. A baixa pressão de água pode indicar um problema no sistema de encanamento, como sedimentos acumulados, comprometendo a linha principal de abastecimento de água.
• Ralos: examinar todos os ralos da pia, área do chuveiro e das banheiras para inspecionar com mais facilidade o escoamento da água. As causas mais comuns de drenagem lenta são uma obstrução dentro da tubulação. Todos os drenos devem exibir um “redemoinho” enquanto fazem o trabalho de drenagem. Se surgirem bolhas conforme a água estiver fluindo pelo ralo, isso pode indicar um problema de drenagem.
manutenção do lar• Banheiros: lave todos os banheiros para ter certeza que eles estão funcionando corretamente. Examine as partes dentro do sanitário para ver se algo está quebrado, ou enferrujado.
• Inspecione áreas ao redor de pisos, telhas e azulejos soltos ou quebrados. A telha quebrada pode ser um sinal de que há, ou havia, um vazamento.
• Verifique todo o sistema de calafetagem para garantir uma vedação eficaz.
• Ao longo da inspeção, esteja atento para manchas escuras que indicam bolor. O mofo cresce em água parada e pode indicar um vazamento de água, danificando a construção.
• Verifique todas as torneiras e sistema de descarga da casa, dando mais atenção às válvulas.