Manutenção das válvulas de controle
Manutenção das válvulas de controleA manutenção das válvulas de controle é uma atividade fundamental no bom funcionamento deste dispositivo, sem que ele possa comprometer o desempenho de determinado equipamento, o que muitas vezes é a causa principal de acidentes graves no chão de fábrica.
As válvulas de controle (ou bicos de controle) são essenciais na maioria das indústrias. Estes tipos de válvulas industriais são usados para controlar diversas condições, como nível de pressão, temperatura e líquidos por abertura parcial ou totalmente, em resposta aos sinais recebidos a partir dos controladores. Os controladores utilizam o valor fornecido pelos sensores para comparar a variável do processo.
A abertura e o fechamento de bicos de controle são movimentos feitos por meio de sistemas hidráulicos, sistemas elétricos ou pneumáticos. As válvulas de controle hidráulico são aquelas controladas por pressão hidráulica. Estas válvulas de controle consistem de um corpo principal e por acessórios, tais como válvula piloto, válvula de esfera, válvula de agulha e manômetros.
Válvulas de controleOs bicos são mais fáceis de instalar e manter. Há algumas coisas que se deve ter em mente ao instalar um bocal de controle hidráulico. Não é preciso adicionar o óleo lubrificante nessas válvulas de controle hidráulico, pois elas fazem uso de água.
Qualquer manutenção nos bicos de controle hidráulico deve ser feita com cuidado. Às vezes, os danos são causados às válvulas como resultado de descuido no manuseio. Se as peças de reposição da válvula principal estiverem danificadas, então as instruções a seguir devem ser colocadas em prática.
1. Desmontar a válvula e observar se a membrana de vedação ou o anel de vedação estão danificados.
2. Se a membrana ou anel de vedação estiverem danificados, então remova-os lentamente. Quando isso for feito, você pode instalar a membrana ou o anel de vedação novamente.
Estes passos asseguram que a sua válvula hidráulica seja seguramente reparada sem qualquer dano.