Landini inaugura fábrica no Brasil
Marca italiana de tratores é a quarta maior fabricante mundial de máquinas agrícolas. Em São José dos Pinhais/PR, nova fábrica será totalmente atendida com tintas WEG.
Inaugurada no final de março, a nova fábrica da Landini – primeira no Brasil – conta com 2 mil metros quadrados e fica na mesma planta onde a parceira brasileira Montana produz equipamentos de pulverização de alta performance. A WEG já fornece tintas líquidas para os equipamentos da Montana e, com a nova parceria, já fechou fornecimento para a produção brasileira dos tratores Landini.
Foram gastos cerca de 4 milhões de euros e, no primeiro ano, deverá sair da linha de montagem um trator por dia totalmente pintado com tintas WEG. A Landini do Brasil pretende ganhar uma fatia de 1% do mercado ao ano, a partir de 2007, e manter este crescimento por cinco anos até atingir uma participação de 5% do mercado. A grande novidade será a fabricação da nova linha Landpower, com 140 e 165 HP. Os Landpower de São José dos Pinhais são produtos nacionais e 75% de seus componentes já são totalmente made in Brazil.
Antes de iniciar a fabricação local, a empresa havia importado 50 unidades, metade do que havia previsto, e está fazendo parceria com cooperativas para fechar negócios. O presidente da Landini do Brasil e da Montana, Gilberto Junqueira Zancopé, afirma que a produção será voltada para médios e grandes produtores. Segundo ele, a Landini já conta com dois meses de produção vendida (60 unidades).
Para 2006, a empresa prevê atingir uma receita bruta de R$ 30 milhões. As exportações começam já em abril e, para isso, será usada a estrutura criada pela Montana, que tem filial na Argentina e distribuidores em países da região.
A Montana foi fundada em 1996, em São José dos Pinhais/PR. Especializada em pulverizadores de alta performance, foi a primeira do gênero no Brasil a produzir equipamentos autopropelidos. A italiana Landini, pertencente ao Grupo Argo, quarto maior fabricante mundial de máquinas agrícolas, exporta para 80 países e possui nove unidades produtivas, empregando mais de 3,3 mil pessoas.