José Armando Campos e Omar Silva Júnior serão homenageados na abertura do 65º Congresso da ABM

Dois profissionais de reconhecido talento, competência e liderança na comunidade minerometalúrgica, os engenheiros José Armando de Figueiredo Campos e Omar Silva Júnior, serão homenageados, no próximo dia 26, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante sessão solene de abertura do 65º Congresso Internacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

Presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando receberá a Medalha de Mérito ABM, honraria que é concedida alternadamente, a cada ano, a pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído de maneira relevante para o desenvolvimento da mineração, metalurgia e ciência dos materiais no País e à própria ABM.

Vice-presidente Industrial da Usiminas, Omar Silva Júnior, subirá ao palco para receber a Medalha ABM Vicente Falconi, por sua destacada atuação na área de gestão empresarial.

“Com estas medalhas estamos reconhecendo e premiando o espírito empreendedor, a visão de futuro e a excelência na gestão nas organizações dos setores minerometalúrgico e de materiais”, observa o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho.

José Armando nasceu em Belo Horizonte (MG), tendo se formado engenheiro em 1972 pela Escola Federal de Minas e Metalurgia da Universidade Federal de Ouro Preto. Começou a trabalhar na Vale em 1974, na Superintendência das Minas, em Minas Gerais.

A partir de 1987, assumiu a gerência geral de estudos técnicos da Superintendência de Estudos e Projetos da empresa no Rio de Janeiro, tendo coordenado o estudo de viabilidade de novos projetos para a Vale, com ênfase especial no desenvolvimento de novos negócios nas áreas de metalurgia e siderurgia.

Em 1991, o engenheiro passou a ocupar a gerência geral de siderurgia, com a função de estruturar e coordenar a participação da companhia nas diversas empresas do setor de metalurgia e siderurgia. Ao longo desses 18 anos de atividades, participou de muitas missões técnicas internacionais que o fizeram conhecer em profundidade a indústria siderúrgica mundial, principalmente as usinas do Japão e da Europa.

Em 1992, foi convidado para comandar a recém-privatizada CST (hoje ArcelorMittal Tubarão), respondendo pelo processo de reestruturação e de crescimento da empresa que a transformou num dos principais ícones da economia capixaba, modelo de empresa privada e referência mundial em siderurgia.

José Armando, dentre muitas funções de representação nacional e internacional, foi presidente do IBS, atual IABr – Instituto Aço Brasil e do Ilafa – Instituto Latinoamericano Del Fierro y el Acero e diretor do IISI – International Iron and Steel Institute.

Em 29 de julho de 2005, foi nomeado presidente do maior grupo siderúrgico da América Latina, a Arcelor Brasil, acumulando a função de diretor de Divisão de Planos. Nesse mesmo ano assumiu a vice-presidência da ABM, que ocupou até 2007. Associado desde 1984, foi presidente no biênio 2007/2009. Há um ano responde pela presidência do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil.

Natural de Araxá, Minas Gerais, Omar Silva Júnior fez carreira profissional na Usiminas, onde ingressou em 1972, após graduar-se em Engenharia pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Participou de estágios técnicos na Nippon Steel nos anos de 1976, 1979 e 1993, período em que escreveu vários trabalhos técnicos, publicados pela ABM. Associados desde 1974, ocupou na Entidade o cargo de diretor entre 1998 e 1999, tendo sido presidente no biênio 2000/2002 e conselheiro no biênio 2002/2004.

Na Usiminas ocupou vários cargos gerenciais como, superintendente do Departamento de Laminação a Frio, Departamento de Laminação a Quente e Chapas Grossas, chegando em novembro de 1991, à Chefe de Produção da Usina Intendente Câmara, em Ipatinga (MG).

Em setembro de 1993 tornou-se o primeiro Diretor Industrial da Cosipa após a privatização. Adotando modelos avançados de gestão, ocupou o cargo até 30 de novembro de 1997, passando a responder pela presidência da empresa entre 01 de dezembro de 1997 a 29 de abril de 2005, quando tornou-se diretor Industrial da Usiminas e da Cosipa.

Em novembro de 2008, com a incorporação da Cosipa pela Usiminas, assumiu a vice-presidência Industrial, respondendo pelas usinas de Cubatão e Ipatinga, com destacado papel no desenvolvimento da empresa, maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina.

O 65º Congresso Internacional da ABM será realizado de 26 a 30 de julho, no Interncontinental Hotel, no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 1500 profissionais da indústria e da academia do Brasil e do exterior.

Detalhes da programação no endereço: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2010/

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Maria Izilda Ferreira Bueno (Mtb 12.995)

Fatma Menezello Thorlay Gomes (Mtb 10.738)

Wellington Costa (Mtb 31697)

Andressa Gonzalez (Mtb 56028)

Fone: (11) 5534-4333 ramais 125 / 150 / 137 / 191

www.abmbrasil.com.br