ISO 26000 de Responsabilidade Social
ISO 26000 de Responsabilidade SocialA ISO 26000 é uma norma internacional de Responsabilidade Social, elaborada pelo Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG) e liderada em em conjunto pelo Instituto Sueco de Normalização (SIS – Swedish Standards Institute) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) , que está prevista para ser concluído neste ano de 2010.
Considerado um processo inovador, com o envolvimento de todos os stakeholders envolvidos, e por isso mesmo é chamado de multistakeholder. Para desenvolver essa nova norma internacional, cerca de 360 experts de 60 países estão reunidos no Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG) e são divididos em grupos, as chamadas delegações nacionais, compostas por trabalhadores, governo, consumidores, indústria, fornecedores de serviços e ONG’s, e das organizações D-liaison, importantes organizações internacionais ou regionais com atuação nos assuntos referentes ao tema Responsabilidade Social, tais como: Global Reporting Initiative, Organização Internacional do Trabalho, Consumers International, Organização Mundial da Saúde, UN-Global Compact (Pacto Global da ONU); Organization for Economic Co-operation and Development (OCDE) e demais instituições de peso. Já o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, representante do Brasil, faz parte da organização D-liaison através Rede Interamericana de Responsabilidade Social.
Após a realização de cinco reuniões até o presente momento, o ISO/TMB WG já definiu quais seriam as principais resoluções que se enquadrariam na NBR – ISO 26000. Os principais tópicos que passam a fazer parte da norma internacional ISO 26000 seriam: norma de diretrizes com intuito de certificação para as empresas que estiverem dentro dos requisitos, não existirá caráter de gestão, não reduzirá a autoridade governamental, ressaltará os resultados de melhoria de desempenho, irá promover a sensibilidade das empresas em relação à Responsabilidade Corporativa Social, será aplicável a qualquer tipo e porte de organização (empresas, governo, organizações não governamentais, entre outras), será construída com base em iniciativas já existentes (não será conflitante com tratados e convenções existentes) e também prescreverá todas as formas de se implementar a Responsabilidade Social nas organizações.
A ISO 26000 abrangerá outras questões referentes à Responsabilidade Social Corporativa, como: Governança Organizacional, Direitos Humanos, Práticas do Trabalho, Meio ambiente, Práticas Leais (justas) de Operação, Questões do Consumidor, Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade. Todas as empresas que pretenderem receber a certificação deverão respeitar alguns compromissos, tendo comportamento ético, estar em dia com as normas internacionais de comportamento, considerar a posição de seus stakeholders, contribuir com o desenvolvimento sustentável e ter responsabilidade sobre os impactos de suas ações tanto no âmbito social como no meio ambiente.