International Engines mostra na SAE tração total a tecnologia do freio motor
A importância da tecnologia do freio motor para a economia de freios e de combustível, conforto para o motorista, viagens em tempos mais curtos e, principalmente, segurança, será o tema que a International Engines South America apresentará no primeiro Congresso Tração Total da SAE Brasil. O evento acontecerá hoje e amanhã, no auditório da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, estado do Rio de Janeiro.
O gerente de Programa de Comerciais Pesados, Carlos Arce, vai representar a empresa no evento que reunirá montadoras, sistemistas, fabricantes de peças e de acessórios abordando o tema Freio Motor entre as tecnologias disponíveis e o desenvolvimento de veículos 4×4, segmento com grande evolução nos últimos anos.
Para o engenheiro Carlos Arce, que participará hoje do painel “Os sistemistas e os veículos com tração total”, o freio motor desempenha importante função nos caminhões de transporte de passageiros e de cargas, permitindo reduzir a utilização dos freios, especialmente em longas descidas, e aumentar o nível de segurança nas estradas. Explica que o motorista de um caminhão sem freio motor é obrigado a descer serras com utilização intensiva dos freios para mantê-lo em baixa velocidade (em torno de 20 km/h).
Com atuação direta no motor, o sistema elimina a necessidade de permanente uso dos freios e permite velocidade superior (entre 40 e 50 km/h). Dessa forma, ganha tempo em longas descidas, o que contribui para reduzir o tempo de viagens, com segurança e conforto para o motorista.
Esse avançado sistema de freio motor é aplicado ao propulsor NGD 9.3E, de seis cilindros em linha, com o freio motor mais potente de sua categoria – 405 cv de potência (com 44,62 cv/l). Lançado recentemente nos Estados Unidos, o novo motor tem cabeçote produzido no Brasil pela International Engines, em sua fábrica de Canoas (RS), e exportado para aquele país.
A International Engines South America exibirá ainda seus motores da nova família NGD, entre os quais, o novo 3.0E, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. A empresa é a principal fabricante de motores diesel da região do Mercosul, com centro de negócios e de tecnologia em São Bernardo do Campo, SP, e fábricas em Canoas, RS, e Jesus Maria, município de Córdoba, na Argentina.
Nenhum comentário