Intel bate recorde de lucro em 2011
A fabricante de chips Intel divulgou nesta última quinta-feira, 19, o registro de crescimento da receita e dos lucros em 2011, apesar de um ligeiro abrandamento no quarto trimestre relacionado ao impacto das inundações na Tailândia sobre a indústria de computadores pessoais.
As receitas subiram na região da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, seguido de ganhos modestos nas Américas e Europa, disse a empresa. A Intel disse que a receita líquida subiu 24%, chegando a um montante de US $ 54 bilhões durante todo o ano de 2011. O lucro líquido foi de 12,9% (US $ 12,9 bilhões). Já o lucro por ação subiu 19% ($ 2,39).
As receitas foram impulsionadas por aquisições no início do ano da McAfee e da empresa Infineon, mas até mesmo se essas empresas fossem excluídas, disse a Intel, a receita líquida cresceria 15,6%.
O lucro líquido cresceu apenas 6% no ano quarto trimestre do ano, totalizando US $ 3,4 bilhões, pois a indústria de computadores pessoais desacelerou a produção, atingida pelas enchentes na Tailândia.