Integração entre logística e marketing
Integração entre logística e marketingUma das funções de um gerente de logística é cuidar do marketing e da comunicação do ponto de vista de posicionamento no atual ambiente corporativo. Hoje, esse fator tem grande importância no mercado de logística e pode ser um diferencial entre empresas e serviços.
Hoje em dia, gerentes de logística e executivos de marketing recebem a responsabilidade de tomar decisões importantes e estão no centro das equipes bem-sucedidas de uma empresa vencedora.
A alta competição, geralmente associada com muitas organizações atuais, tem aumentado a importância de ambas as áreas – logística e marketing – nas empresas em todo o mundo. Todo o propósito da logística é definido quando os gerentes de logística começam a tomar iniciativas de marketing.
Logística e gestão de marketing estão preocupados com o fluxo eficaz de produtos e serviços na economia e dizem respeito à distribuição de bens, tanto de consumo quanto industriais. Marketing é considerado uma parte vital da economia de uma empresa e há necessidade de um sistema de marketing eficiente, que pode garantir que todas as atividades de marketing sejam realizadas em conformidade com as metas pré-definidas do negócio.
Atacadistas, fabricantes, empresas e varejistas estão enfrentando a necessidade urgente de formular e implementar políticas relativas ao marketing. Isto pode ser feito pela execução e desenvolvimento de programas e estratégias de marketing. Os executivos e gerentes de logística estão principalmente preocupados com a expansão da linha de produtos e desenvolvimento de produtos, escolha dos canais de distribuição e também com o desenvolvimento geral dos programas de promoção e estabelecimento de métodos de precificação e políticas.
A área de logística está principalmente preocupada com um alto grau de desenvolvimento nas relações que as ações de marketing trazem. Acredita-se, geralmente, que uma estratégia de marketing eficaz cria oportunidades para a implementação de boas ações de logística, além da construção de sistemas de logística eficazes e eficientes.
Integração entre logística e marketingA economia desenvolvida ou uma economia que está expandindo seus horizontes para o seu desenvolvimento global requer a integração entre logística e marketing. Esta influencia a facilitação dos conceitos de logística e marketing. Não há interação entre o fluxo orientado logística e o conceito orientado para o mercado de marketing.
Assim, o fabricante de um produto é beneficiado de tal forma que ele está habilitado para aumentar as propriedades de informação e material do produto, conforme avaliado pelo consumidor final. Esta integração também ajuda a estimular o surgimento de ações de marketing dentro da estrutura de logística para fornecer ao cliente uma grande variedade de opções.
O conceito de marketing eficaz, que é difundido nos países desenvolvidos, permite modificações por parte dos mediadores comerciais, suas funções e objetivos. Esses mediadores mudam sua base a partir da restauração tradicional de demanda para as mercadorias que são pedidas pelos clientes para responder à demanda de grupos “particulares”.
A estratégia de marketing permite que os mediadores comerciais se envolvam no fornecimento de diversos meios de produção, além de elevar os padrões de manutenção de forma eficiente e eficaz dentro do desempenho das suas funções. Isto também leva a uma redução nos níveis de preços e custos, por meio da racionalização dos fluxos de produtos.
Assim, conclui-se que o marketing e a logística estão relacionados entre si e uma organização que quer atingir o equilíbrio de estabilidade e desenvolvimento global deve considerá-los como parte integrante de suas estratégias.