Instalações de amarração Offshore devem ampliar as exportações de petróleo do Iraque
Instalações de amarração Offshore devem ampliar as exportações de petróleo do IraqueAs exportações de petróleo do Iraque devem aumentar consideravelmente no próximo ano, quando dois das quatro unidades de amarração offshore, atualmente em construção, começarem a operar, de acordo com o ministro do Petróleo, Hussain Shahristani.
“A produção de petróleo do Iraque irá se elevar constantemente, mas as nossas instalações de exportação ainda não estão contando com a capacidade necessária para absorver os níveis de produção”, disse ele. “Há quatro amarrações offshore em construção no sul do Iraque, e quando dois deles começarem as atividades no próximo ano, as exportações do petróleo crescerão vertiginosamente”.
Assim que as duas unidades de amarração offshore estiverem prontas e disponíveis, o Iraque planeja colocá-las em operação em meados de dezembro. A partir disso, a estimativa é de que capacidade de exportação deva mais que dobrar até meados de 2012, confirmou o chefe da estatal South Oil Co., no último dia 26 de novembro. A previsão é que a capacidade de exportação tenha uma majoração de 4,5 milhões de barris por dia até meados de 2012, conta os atuais 1,8 milhões de barris por dia produzidos.
O Iraque, que gera a maior parte de sua receita com base nas vendas de combustíveis, está buscando a ajuda de investidores estrangeiros para ampliar sua produção de petróleo e gás, com o intuito de estimular uma fase de recuperação após anos de conflitos e sanções econômicas. O país tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo, e suas reservas de gás deixam o Iraque na quinta posição no Oriente Médio, segundo dados da BP.
O Iraque exportou cerca de 1,89 milhão de barris por dia, em outubro de 2010, segundo a Organização Estatal de Marketing de Petróleo, empresa petrolífera estatal iraquiana, sediada em Bagdá, responsável pela comercialização de petróleo. As exportações geraram a maior receita este ano, com aproximadamente US$ 4.526 bilhões.