Inspeção em empilhadeiras usadas e novas
Independentemente se sua empilhadeira usada ou nova, ela precisa ser inspecionada a cada dia antes de o equipamento ser utilizado. Dependendo da situação, também é necessária a verificação das condições do operador. Essa verificação diária inclui duas inspeções distintas – um “círculo de checagem” e uma “operação de inspeção”.
Círculo de checagem: Como o nome indica, é a primeira coisa que todos os operadores devem fazer na inspeção em empilhadeira é andar em volta do equipamento e ver se algo pode ser um problema. Primeiro você deve notar tudo em torno da empilhadeira nova ou usada, bem como o seu estado geral. Deve estar razoavelmente limpa e bem conservada. Você também deve remover qualquer coisa no caminho que pode ser no chão do equipamento que poderia causar a queda do operador, bem como os itens ao redor da empilhadeira que poderia causar um problema quando a deslocar. Finalmente, com uma empilhadeira nova ou usada, certifique-se que você está ciente de qualquer coisa acima de uma carga ou do próprio veículo que pode entrar em contato.
O funcionamento interno da empilhadeira precisa ser verificado uma vez por dia também. A bateria e os cabos devem estar em bom estado e trabalhando em sua melhor condição. As ligações devem ser sem desgaste e da bateria deve ser realizada no local e deve ser totalmente carregada. Mangueiras, pinos, porcas, parafusos e outros itens devem estar todos no lugar e em boas condições. Itens de segurança como cintos de segurança e luzes devem estar funcionando corretamente e sem nenhum sinal de desgaste.
Os principais mecanismos da empilhadeira são a última parte do “círculo de checagem”. Mesmo que seja utilizada uma empilhadeira, os garfos não podem mostrar qualquer sinal de dano, incluindo segmentos curvados ou rachaduras. As travas precisam estar em perfeitas condições. Finalmente, inspecionar os dentes de transporte para garantir que eles não mostrem sinais de danos ou desgaste.
Operação de inspeção: Depois que o “círculo de checagem” foi concluído é hora de checar os mecanismos reais de funcionamento da máquina. Em todos os três sistemas, os freios precisam estar funcionando perfeitamente antes de usar. O freio de estacionamento deve segurar quando a menor força é aplicada e deve levá-lo a uma parada suave em uma pequena distância.
As operações de garfo são os próximos a serem testadas. Veja como os garfos sobem e descem, levantando e abaixando os garfos tão alto e tão baixo quanto possível. Em seguida, incline para a frente e para trás em ambos os sentidos. Todos os movimentos devem ser suaves e devem se manter na posição. Quando este estiver completo, ouça se não algum barulho anormal e verifique se há vazamento no sistema hidráulico.
Não importa se você tem uma empilhadeira nova ou usada, ou há quanto tempo você utiliza este tipo de máquina. Estas verificações são as únicas coisas que ficam entre um dia produtivo e uma situação perigosa. Empilhadeiras estão em uma categoria de máquinas e equipamentos valiosos, e por mantê-los nas melhores condições, seguindo esses procedimentos, e cuidando da manutenção da sua empilhadeira, você pode utilizá-la por muitos anos sem incidentes.
Nenhum comentário