Inspeção de peças em fundição

Inspeção de peças em fundiçãoVários métodos têm sido desenvolvidos para inspecionar peças fundidas para encontrar defeitos que podem ocorrer durante a sua produção. Essas inspeções podem ser nas inspeções de processo ou inspeções de produtos acabados.

As inspeções de processo são realizadas antes de peças fundidas serem concluídas para detectar eventuais falhas que possam ter ocorrido no processo, com o objetivo de que medidas corretivas possam ser tomadas para remover o defeito nas unidades restantes. Inspeções de produtos acabados são realizadas após as carcaças serem todas concluídas para se certificar de que o produto atende aos requisitos especificados pelo cliente.

Peças fundidas defeituosas podem ser recuperadas ou rejeitadas completamente para serem re-derretidas pelo seu teor de material, de acordo com a natureza e extensão dos defeitos. Os métodos de controle pode também ser divididos nas categorias destrutiva ou não destrutiva, dependendo da magnitude dos danos causados à fundição durante a inspeção.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Métodos destrutivos geralmente se relacionam com serramento ou rompimento de partes das peças fundidas em locais onde vazios ou defeitos internos são suspeitos. Moldes também podem ser danificados durante testes de força.

Testes destrutivos sofrem da desvantagem de que os cortes de serra podem perder a falha ou a amostra pode não representar o comportamento de todo o lote. Devido a estas razões, ensaios não-destrutivos geralmente são mais comuns do que os testes destrutivos.

Alguns dos principais métodos não-destrutivos de inspeção são descritos abaixo.

Inspeção visual

É constituída por inspeção da superfície da fundição a olho nu ou, por vezes, com uma lupa ou um microscópio. Ela só pode indicar defeitos de superfície, tais como furos de sopro, de fusão, descidas, rachaduras externas e de incompatibilidade. Quase todos os moldes são submetidos a certo grau de inspeção visual.

Inspeção dimensional

Inspeção dimensional em objetos fundidos

Inspeção dimensional em objetos fundidos

Inspeção dimensional é realizada para se certificar de que as peças vazadas produzidas têm as dimensões necessárias, incluindo subsídios para usinagem. Por vezes, pode ser necessário quebrar uma parte da fundição para fazer medições das dimensões internas.

Teste de som

Este é um teste de difícil avaliação para indicar um defeito ou descontinuidade em uma fundição. A fundição é suspensa a partir de um suporte adequado livre de todas as obstruções e bate-se em vários lugares na sua superfície com um pequeno martelo. Qualquer alteração no tom produzido indica a existência de um defeito. O método não pode indicar a exata localização e extensão da descontinuidade.

Teste de impacto

Neste teste, o vazamento é submetido a um golpe de um martelo de peso conhecido ou de queda sobre a fundição. Peças fundidas defeituosas quebram sob o impacto do golpe, mas o método é muito bruto e pouco conviável.

Teste de pressão

Este ensaio é efetuado em fundidos que precisam ser à prova de vazamentos. Todas as aberturas das peças vazadas são fechadas e um gás ou um fluido sob pressão é introduzido no mesmo. Moldes têm porosidade de vazamento sob essa pressão. O vazamento pode ser detectado por submersão da fundição em um tanque de água ou usando uma película de sabão, se a pressão for aplicada por ar comprimido. Se um líquido é utilizado, a pressão de vazamento pode ser encontrada por inspeção visual.

Radiografia

Radiografia usa raios-X ou raios gama que penetram através das peças fundidas, dando uma imagem de sombra em um filme fotográfico colocado atrás da peça de trabalho. Estes raios têm comprimento de onda muito curto, da ordem de 0,001 Angstrom (10 -10 m) as unidades até 40 unidades Angstrom para raios-x e 0,005 a cerca de 3 unidades Angstrom para raios gama, em comparação com cerca de 5500 unidades Angstrom para o centro do espectro visível.

A capacidade de penetração das ondas depende também da densidade do metal e, como tal, eles podem penetrar mais facilmente em locais onde há menos metal, levando a uma formação de imagem de sombra sobre a película. Quaisquer defeitos no molde podem ser facilmente identificados a partir desta imagem. Por causa das suas ondas de raios gama de comprimento mais curto, a técnica apresenta melhor penetração através do metal e é mais comumente utilizada.

Teste de partículas magnéticas

Aço e ferro fundido podem ser analisados para encontrar fissuras pelo teste magnético

Aço e ferro fundido podem ser analisados para encontrar fissuras pelo teste magnético

Esse teste é utilizado para a detecção de fissuras em metais como o ferro fundido e aço, que pode ser magnetizado. Para a realização do teste, o vazamento é magnetizado e, em seguida, as partículas finas de ferro ou de aço são espalhadas sobre a sua superfície. Presença de uma fenda ou nula resulta em interrupção do campo magnético e as fugas de fluxo magnético no lugar da fissura.

As partículas de ferro ou de aço propagação na superfície de fundição são ocupadas por este fluxo vazado dando uma indicação visual da natureza e extensão da fissura. Fendas muito pequenas ou vazios na superfície ou perto dela que não podem ser detectadas por radiografia são facilmente reveladas por este método.

Teste de penetração

Este método também é usado para a detecção de fissuras de superfície muito pequena e tem a vantagem sobre o método de partículas magnéticas que ele pode ser usado para qualquer material. As peças a serem testadas são ou mergulhado ou cobertas com um líquido de teste penetrante que tem muito boa molhagem e capacidade de penetração. O líquido é arrastado para as fendas ou vazios por ação capilar.

Após o penetrante ter sido aplicado à superfície a ser testada, retira-se o penetrante, a superfície é seca e um programador aplicado a ela. Este desenvolvedor ajuda extraindo o penetrante, de modo que se torna visível na superfície. Os líquidos penetrantes muitas vezes contêm materiais que fluorescem sob luz ultravioleta ou de um molde para indicar a sua presença.

Teste de ultrassom

Teste de ultrassom é utilizado para detectar defeitos como fendas, vazios ou porosidade dentro do interior da fundição. O método usa a reflexão e transmissão de ondas sonoras de alta freqüência. Ondas de ultrassom muito mais elevadas do que a gama audível são produzidas e passam através da fundição.

O intervalo de tempo entre o raio transmitido e raio refletido é registrado por um osciloscópio de raios catódicos. Qualquer fissura ou vazio nos resultados de fundição em reflexão ou parte do som a partir da fenda que aparece como um pip entre os dois pips, representando a espessura da fundição. A profundidade da fenda a partir da superfície da fundição pode ser facilmente calculada a partir da distância entre estes pips.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>