Impactos da Logística Reversa e do e-commerce nos serviços logísticos
Impactos da Logística Reversa e do e-commerce nos serviços logísticosA Logística Reversa tem se tornado uma parte importante da gestão da cadeia de suprimentos, ou supply chain, atualmente. Da mesma forma, o e-commerce também ganhou popularidade entre os consumidores mais inteligentes, que perceberam que esse novo tipo de comércio, feito virtualmente, é uma forma fácil de economizar tempo e dinheiro. Então, como a logística reversa e o e-commerce podem melhorar os serviços logísticos e quais impactos eles geram sobre o gerenciamento da logística moderna.
Bem, então o que é exatamente a logística reversa? O termo refere-se à soma total de atividades relacionadas com a pós-venda de produtos, mercadorias e serviços. Logística reversa representa para todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. É o processo de planejamento, execução e controle da eficiência e do fluxo de custo eficaz de matérias-primas, estoque de processos, produtos acabados e informações relacionadas desde o ponto de consumo até o ponto de origem a fim de recapturar valor ou adequar a eliminação dos produtos.
Mais precisamente, a logística reversa é o processo de transferência de mercadorias partindo do destino final para o seu ponto de origem, visando recapturar valor ou simplesmente fazer o descarte ou reaproveitamento de produtos e mercadorias. Nesse processo, podem ser incluídas as atividades de remanufatura na logística reversa. O processo de logística reversa inclui a gestão e a venda dos produtos excedentes, sendo que, normalmente, a logística lida com eventos que trazem o produto para o cliente. No caso da reversão logística, o recurso volta um passo, pelo menos, nas etapas existentes da cadeia de abastecimento. Por exemplo, as mercadorias circulam a partir do cliente para o fornecedor ou para o fabricante.
Já o serviço de e-commerce, ou comércio eletrônico, também conhecido como comércio virtual, é muito utilizado hoje em dia por compradores inteligentes e antenados. E as razões são muitas. Para começar, corta despesas com custos de transporte, custos de processamento e com estoque de produtos, pois as empresas de e-commerce, na maioria das vezes, trabalham com o sistema JIT (Just-In-Time), atendendo apenas a demanda existente. Mas mesmo com esse tipo de serviço, é possível controlar informações, tais como atualizações regulares sobre o estado das encomendas, níveis de estoque, devoluções e muitos mais.
Encontrar os melhores serviços em logística reversa e e-commerce hoje em dia ficou muito mais fácil com o advento da tecnologia virtual e da internet. A internet tornou-se uma ótima ferramenta para encontrar o lugar certo para as empresas, indústrias e pessoas físicas atenderem suas necessidades de produtos com rapidez, otimizando tempo e dinheiro. Outra vantagem do sistema de comércio eletrônico é poder realizar pesquisas em sites e portais eletrônicos com todo o conforto, realizando orçamentos sem sair de casa.