História da gasolina

História da gasolinaA gasolina é um subproduto natural da indústria do petróleo, sendo que querosene representa o principal produto resultante do refino do petróleo.

A gasolina é produzida por destilação, separação das frações mais valiosas (e voláteis) do petróleo bruto. Ao longo dos anos, inúmeros processos e agentes necessários foram inventados para melhorar a qualidade da gasolina.

A palavra gasolina foi usada pela primeira vez como uma marca do novo destilado de petróleo no final de 1800 (ele não era realmente um combustível até o momento). Um fato pouco conhecido é que ela foi inicialmente utilizada como um medicamento tópico para livrar pessoas de piolhos.

Inicialmente, a gasolina foi, na verdade, uma marca, da mesma forma que a vaselina é uma marca de produto. E enquanto a palavra gasolina nunca tenha sido registrada como marca, não é realmente um gás ou (não no sentido de química de qualquer maneira) – é um líquido, não um vapor.

Metano (gás natural) é o gás verdade, sem nenhum líquido envolvido. No entanto, a palavra gasolina se tornou sinônimo de combustível e será uma parte do nosso vocabulário, até o dia em que for substituída por algum combustível alternativo, mais barato e mais benéfico para o meio ambiente.

O automóvel

Nos primeiros anos do século XX, o automóvel estava no caminho para se tornar o principal meio de transporte no ambiente urbano. Surgiu, então, uma necessidade por novos combustíveis. No século XIX, gás, carvão e querosene feitos de petróleo eram usados como combustíveis e em lâmpadas.

História da gasolinaOs motores dos carros novos pediam quantidades sem precedentes de petróleo. Os motores de automóveis usavam combustíveis que tinham o petróleo como matéria-prima. Refinarias não poderiam converter petróleo em gasolina suficientemente rápido conforme os carros e outros veículos iam saindo da linha de montagem das fábricas. Além disso, o que restava do processo de refinamento era desperdiçado ou derramado no meio ambiente.

A invenção e desenvolvimento do automóvel exigiam um desenvolvimento paralelo dos combustíveis.

Havia uma necessidade de melhoria no processo de refino de combustíveis que impedisse batidas do motor e aumentassem sua eficiência – especialmente para os novos motores de alta compressão de automóveis que estavam sendo projetados.

Métodos de refino de gasolina

Os processos para melhorar o rendimento da gasolina a partir de petróleo bruto são conhecidos como cracking. No refino de petróleo, cracking é um processo pelo qual moléculas de hidrocarbonetos pesados são quebradas em moléculas mais leves, por meio de calor, pressão e, às vezes, catalisadores.

O cracking se tornou o principal processo para a produção comercial de gasolina. Em 1913, o craqueamento térmico foi inventado por William Meriam Burton, um processo que empregava calor e altas pressões.

Eventualmente, o craqueamento catalítico substituiu o craqueamento térmico na produção de gasolina. Craqueamento catalítico é a aplicação de catalisadores que criam as reações químicas, produzindo mais gasolina. O processo de craqueamento catalítico foi inventado por Eugene Houdry em 1937.

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