Gol, da Volks, completa 25 anos seguidos como líder de mercado

Gol, da Volks, completa 25 anos seguidos como líder de mercadoO Volkswagen Gol, o carro preferido dos brasileiros, acaba de conquistar mais um marco importante em sua trajetória de sucesso no Brasil. O modelo completou 25 anos consecutivos na liderança de vendas, tornando-se o veículo de maior sucesso comercial no País. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol completa 32 anos de sucesso em 2012, com 5.828.000 unidades vendidas no País. Atualmente o modelo está em sua 5ª geração e já superou as 6 milhões de unidades produzidas no Brasil.

Antes do Gol, outro modelo Volkswagen ocupava o posto de liderança de vendas no País. O Fusca, primeiro carro produzido pela marca no Brasil, foi líder por 24 anos consecutivos.

“O Gol faz parte da vida de milhares de brasileiros, que fizeram desse modelo o maior sucesso da história do automóvel no Brasil. O Gol sempre foi guiado pela qualidade, pela tecnologia e inovação e pela proximidade com seus consumidores, o que proporcionou ao carro o título de ‘preferido’ pelos brasileiros”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Nas grandes metrópoles ou nas menores e mais remotas cidades, o Gol faz parte da paisagem brasileira. Está na garagem de milhões de famílias, mas também é um veículo de trabalho, usado para deslocar trabalhadores e seus equipamentos, em entregas urbanas, como táxi, autoescola, viatura policial e em inúmeras outras aplicações.

Gol: 1 milhão de unidades exportadas

Em 2011, o Gol também foi responsável por outra importante realização da indústria nacional: chegou à marca de 1 milhão de unidades exportadas para o comércio internacional, reforçando-se como o veículo fabricado no País mais vendido no exterior. Em sua trajetória de sucesso no mercado externo, o Gol já foi comercializado em 66 países, sendo que os principais mercados externos do modelo, atualmente, são o México e a Argentina.

Satisfação dos clientes

Um estudo inédito da J.D. Power no Brasil apontou que o Novo Gol é o automóvel com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como “subcompactos”. Ele obteve 731 pontos em uma escala de até 1.000 pontos. Em 2º lugar, na mesma categoria, o modelo melhor avaliado é o Gol G4, que somou 728 pontos.

Com 790 pontos, o CrossFox, também da Volkswagen, é o melhor colocado entre os modelos “compactos”. Outro modelo Volkswagen, o Voyage, com 762 pontos, também está entre os três primeiros colocados nesta categoria.

Entre os aspectos considerados na pesquisa, concluída em maio de 2011, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.

A J.D. Power é uma empresa global de serviços de informação de marketing, com mais de 40 anos de experiência em pesquisas de mercado. No Brasil, a pesquisa consultou cerca de 5 mil consumidores que possuem carros há dois anos, em média.

Inovação

A história do Gol é marcada pelo pioneirismo no uso de diversas tecnologias, que posteriormente se tornariam parâmetros na indústria nacional. O modelo inaugurou, em 2003, o motor bicombustível no Brasil, que trouxe mudança de paradigma no setor automotivo nacional. Foi também o primeiro automóvel a ter injeção eletrônica no País, e também a usar motor 1.0 de 16 válvulas.

Pioneirismo do Gol

• Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989)
• Primeiro carro com motor bicombustível do Brasil (Gol TotalFlex, em 2003)
• Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005), popularizando a tecnologia
• Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas
• Primeira versão tinha motor 1,3 litro refrigerado a ar
• Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas no Brasil

Primeiro modelo com refrigeração a ar

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas se modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época.

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, sua versão station, chegou em 1982, consagrando-se logo como um dos veículos preferidos pelas famílias brasileiras. A picape Saveiro, complementando a linha, foi lançada no mesmo ano.

1994 – Geração II – o “Bolinha”

A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o apelido carinhoso de “Bolinha” e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.

1999 – Geração III

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.

A terceira geração do Gol foi a primeira a contar com o revolucionário motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.

Gol, da Volks, completa 25 anos seguidos como líder de mercado2005 – Gol G4

Uma “cara” mais limpa, arredondada, reforçando as características já consagradas de robustez e esportividade do Gol, é a marca do Gol G4, a quarta geração, lançada em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.

2008 – Gol G5

Um passo ousado da Volkswagen: criar uma versão totalmente nova do modelo mais vendido no país. O Gol G5 introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.

Cronologia

1980 – Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).

1981 – Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.

1982 – Lançamento da Série Copa.

1984 – Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.

1985 – Lançamento da série especial Plus.

1986 – Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.

1987 – Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.

1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.

1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.

1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.

1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.

1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.

1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.

1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.

1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.

1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.

1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.

1999 – Lançamento da Geração III, com novo design.

2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).

2001 – Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.

2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.

2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.

2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.

2005 – Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
Lançamento do Gol G4, a quarta geração.

2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.

2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Gol G5.

2010 – Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

2011 – Lançamento das séries especiais Rock in Rio e Black Gol.

2012 – Completa o 25º ano na liderança do mercado nacional, tornando-se o modelo há mais tempo no topo das vendas no País.

Séries especiais

• Gol Copa – Lançado em 1982, pela participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha
• Gol Plus – Lançado em 1985
• Gol Rolling Stones – Lançado em 1995, pela 1ª temporada brasileira do grupo
• Gol Atlanta – Lançado em 1996, pelos Jogos Olímpicos dos Estados Unidos
• Gol Fun – Lançado em 2001, para o público de espírito jovem
• Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas
• Gol Power – Lançado em 2001, nunca mais saiu de linha e continua no Gol G5
• Gol Rallye, em estilo off-road, teve três versões, lançadas em 2004, 2007 e 2010
• Gol Seleção – Lançado em 2010, ano em que o Gol completou 30 anos
• Gol Rock in Rio – Lançado em 2011, para celebrar a 10ª edição do evento
• Black Gol – Lançado em 2011

Curiosidades sobre o Gol

• Seu desenvolvimento exigiu 1 milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e Exterior, e 200 mil quilômetros em pista

• Já foi vendido para 66 países, na América, África, Oriente Médio, Ásia e Europa

• Principais mercados externos do Gol: México e Argentina, que no histórico de exportações respondem por 44% e 41% dos embarques, respectivamente

• Na Argentina, o Gol foi líder durante 12 anos, até 2010, e seguiu em primeiro lugar em 2011

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>