Gigantes japonesas do aço em negociações para futura fusão
Gigantes japonesas do aço em negociações para futura fusãoA maior siderúrgica do Japão, a Nippon Steel e seu terceiro maior rival, a Sumitomo Metal Industries, anunciaram em 02 de fevereiro deste ano que iriam trabalhar no sentido de uma fusão entre as duas companhias, o que criaria a segunda maior empresa de produção de aço do mundo. A parceria, a ser analisada até 2012, daria origem a um gigante do aço, perdendo campo apenas para a ArcelorMittal, com sede na Índia.
“Vai ser uma tarefa bastante grande a ser consumada”, disse o presidente da Sumitomo Metal Industries, Hiroshi Tomono. “Estamos determinados a nos empenhar”. O nome da joint-venture e outros detalhes do acordo ainda não foram discutidos.
SiderurgiaA fusão das duas empresas, que formaram uma aliança em 2002, seria o primeiro na indústria siderúrgica japonesa desde a criação do país. A competição global da indústria do aço tem se intensificado nos últimos anos com a demanda estimulada por economias emergentes como a China, que conta com grandes empresas de construção, de infraestrutura e de projetos de fabricação.
As montadoras japonesas, fabricantes de produtos eletrônicos e outras empresas também têm procurado expandir a produção em mercados estrangeiros em busca de crescimento, de atender a demanda mais forte do consumidor e evitar riscos cambiais.
O plano foi aplaudido pelo governo, que ofereceu o seu apoio. “Este será um exemplo pioneiro (do Japão) de plenos os esforços para impulsionar a competitividade global, através do realinhamento da indústria”, afirmou o ministro da Indústria do país, Banri Kaieda.
Analistas disseram que o anúncio das duas gigantes siderúrgicas japonesas foi um passo positivo para uma indústria que enfrenta forte concorrência de rivais no exterior, principalmente de empresas sul-coreanas.