Geopolítica do Petróleo
O petróleo permanece como o principal elemento da matriz energética mundial (34%) e sua produção e consumo superam 85 milhões de barris por dia (BPD), movimentando valores diários superiores aos US$ 8 bilhões.
Apresentação:
A indústria do petróleo envolve valores de investimento e retorno bastante elevados, riscos significativos e longo processo de maturação. Desde que uma empresa ganha a licitação de um bloco até que tenha o retorno da venda dos derivados de petróleo muitos anos se passam e são percorridas várias fases: exploração geológica, perfuração de poços, avaliação de reservatórios, instalação de facilidades para a produção do campo, transporte do petróleo bruto, refino, comercialização e distribuição de derivados.
No Brasil a indústria do petróleo tem apresentado um crescimento constante, com a produção ultrapassando 2 milhões bpd após ser alcançada a tão almejada auto-suficiência. Representa hoje 10% do PIB brasileiro.
Após a quebra do monopólio, dezenas de empresas foram atraídas ao mercado nacional, atuando tanto como companhias de petróleo quanto como prestadoras de serviço, ampliando o mercado de trabalho e a atividade econômica como um todo. Com a descoberta das reservas na camada pré-sal a indústria apresentará um crescimento até então inimaginável e fortes mudanças ocorrerão.
O perfeito entendimento desta indústria, suas características, segmentos que a compõem, desenvolvimento histórico e relação entre as grandes companhias (estatais e privadas) e os estados nacionais são pontos fundamentais para a capacitação que permite a entrada de empresas e profissionais nesta atividade. Para propiciar a necessária capacitação para a atuação nesta indústria de alta especificidade, estruturamos este curso de um dia. Serão analisadas as principais características desta indústria, seu desenvolvimento, ambiência atual (alto preço do petróleo, pré-sal, novo marco regulatório), fatores de sucesso e tendências / expectativas desta atividade que permanece em franca expansão e com excelente lucratividade.
Objetivos do Curso: Capacitar profissionais a atuar nesta indústria de elevada rentabilidade, entendendo seus meandros e detalhamentos e permitindo a atuação neste mercado de alta competitividade.
Conteúdo Programático:
•Matriz energética mundial: participação das principais fontes
•Características da indústria do petróleo: segmentos, razões de sucesso
•Principais países produtores, exportadores, importadores e refinadores
•Reservas e preços dos diferentes tipos de petróleo
•Grandes empresas de petróleo: estatais e majors (privadas)
•Relação entre Estados nacionais e empresas de petróleo
•História da indústria do petróleo: 7 Irmãs, OPEP, crises do petróleo, fusões e incorporações, empresas de serviço (parapetroleiras)
•Ambiência atual, preços e tendências do petróleo no século XXI•Indústria do petróleo no Brasil: monopólio, expansão da Petrobras, contratos de concessão, proposta de nova legislação
•Quebra do monopólio, licitação de blocos, papel da ANP, legislação, contratos de concessão, novos players, tributação (royalties, participação especial)
•Reservas pré-sal: potencial, desafios e expectativas
•Novo marco regulatório: contratos de partilha, óleo custo e óleo lucro, nova estatal, fundo social, capitalização da Petrobras, cessão onerosa
•Maiores campos e refinarias brasileiros
Carga Horária: 8 horas
Instrutor: Albino Lopes d’Almeida
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE-UFRJ). É pós-graduado em Análise de Sistemas (Pontifícia Universidade Católica PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).Lecionou no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ e na Escola de Engenharia da UFRJ; e foi coordenador e professor do MBA em Gestão de Petróleo & Gás Natural da FunCEFET-RJ de 2002 a 2008. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobras, onde trabalha há 30 anos, tendo atuado na área de Exploração e Produção e, atualmente, coordenando os project finance Marlim, NovaMarlim e Gasene.
Informações Úteis:
Data: 28 e 29 de junho de 2011
Windsor Guanabara
Av. Presidente Vargas, 392, Centro
Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2195-6000
Investimento: R$1640,00(um mil, seiscentos e quarenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.15% de desconto para inscrições pagas até o dia 03 de junho de 2011.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
Para consultar programa completo clique aqui.
Para fazer a sua inscrição clique aqui.
Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029 ou através do e-mail viviane.goncalves@dvwcomunicacao.com.br.
Nenhum comentário