Fibra de polipropileno absorve material poluente dos oceanos

Fibra de polipropileno absorve material poluente dos oceanosA Union Fibras, empresa da cidade de Caxias do Sul (RS), desenvolveu uma tecnologia que torna possível absorver petróleo de ambientes aquáticos e arenosos em questão de minutos. A fibra de polipropileno, ou Thinfiber, pode sugar até 15 vezes o seu peso em material poluente, sem absorver água simultaneamente.

Segundo a empresa, essa técnica poderia ser utilizada em vazamentos de petróleo como os da Bacia de Campos, ocorrido em novembro do ano passado, e o de Tramandaí, no litoral gaúcho.

Em testes internos na Union Fibras, a Thinfiber eliminou grandes quantidades do material poluente em menos de dois minutos. “A Thinfiber flutua indefinidamente mesmo com o material absorvido. Além disto, possibilita a recuperação dos resíduos coletados e da própria fibra”, explica Cláudio Chaves, diretor da empresa.

O produto pode ser usado para recolhimento de combustíveis e óleos lubrificantes em água, terra, areia e ambientes internos. Além de ser mais barata que outros materiais, a Thinfiber é mais amigável ao meio ambiente, pois é reciclável, ao contrário da fibra tradicional. O produto também é higiênico, por não permitir a proliferação de fungos e bactérias, e inofensivo à saúde de quem instala e utiliza.

Veja o vídeo que mostra a utlização do produto:

Fundada recentemente, em outubro de 2011, a Union Fibras começou a produzir tecnologias antes só fabricadas no exterior. A empresa atende as indústrias aeroespacial, automobilístico, naval, petróleo e gás, ambiental, de vestuário, de calçados e construção civil.