Ferro diretamente reduzido
Ferro diretamente reduzidoFerro reduzido diretamente (FRD) é um tipo de ferro alternativo feito pelo aquecimento de minério de ferro de modo que o oxigênio e de carbono queimam enquanto a temperatura é mantida abaixo do ponto de fusão do metal.
Esse tipo é também conhecido como ferro esponjoso e é vendido em forma de briquetes, pedaços ou pelletes. Ele é geralmente usado em siderúrgicas de menor escala para melhorar a condição do aço fabricado.
Durante o processo de produção de ferro reduzido diretamente, são usados carvão ou gás especial, geralmente contendo uma combinação de monóxido de carbono e hidrogênio. Essa mistura funciona como um agente de redução e facilita a diminuição de oxigênio no ferro e do conteúdo de carbono. O resultado é um tipo 90 a 97% puro, contendo apenas quantidades minúsculas de carbono e outras impurezas.
Redução de ferro também é conhecida como ferro esponjoso
Redução de ferro também é conhecida como ferro esponjoso
Ferro reduzido foi a forma mais prevalente de produção de ferro em toda a Europa e no Oriente Médio até o século 16. A introdução do alto forno ajudou a revolucionar o processo de fabricação de ferro e tornou-se logo o padrão para a produção.
Como a procura de ferro aumentada, o alto forno tornou possível produzir grandes quantidades de ferro num período de tempo relativamente curto. O tipo de metal feito por altos fornos, no entanto, não é ferro reduzido direto, mas ferro gusa, que não é tão rico como o FRD.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Na era moderna, este é considerado um método alternativo de fazer ferro. O processo de elaboração de ferro por via de redução direta tem uma vantagem distinta sobre o tradicional modo de forno. Não é apenas o ferro resultante é mais abundante no conteúdo de ferro total, mas envolve um processo de produção muito mais barato que o funcionamento de um forno grande.
Há também desvantagens significativas na técnica. Sua fabricação requer quantidades extraordinariamente grandes de gases naturais, o que limita as áreas do mundo em que ele pode ser produzido.
A Índia, uma nação rica em suprimentos necessários de recursos naturais, fabrica mais ferro reduzido do que qualquer outro país. Outros locais onde os recursos naturais não são tão abundantes utilizam diferentes variações do processo tradicional. Outro ponto negativo é a sua sensibilidade à oxidação e à ferrugem. O metal precisa ser armazenado e usado em condições apropriadas de temperatura para assegurar a sua longevidade. Em grandes quantidades, o produto também é conhecido por inflamação espontânea quando exposto ao ar livre.