Ferramentas pneumáticas
Ferramentas pneumáticasUma ferramenta pneumática, ou ferramenta de ar, é um dispositivo tipicamente alimentado por ar comprimido, em vez de eletricidade ou outros meios. Eles podem também ser operados pelo dióxido de carbono (CO2 ) em certas aplicações portáteis. Na maioria dos outros casos, os aparelhos pneumáticos operam com um compressor de ar. Grande parte das ferramentas que utilizam a eletricidade também pode ter modelos pneumáticos, incluindo chaves de impacto, furadeiras e lixadeiras, por exemplo. Ferramentas pneumáticas são geralmente mais leves que as versões elétricas semelhantes.
Existem vários tipos de ferramentas pneumáticas disponíveis. Os tipos mais comuns incluem, mas não estão limitados, a retentores, moedores, pistolas de pregos e grampos, britadeiras, brocas, martelos (foto acima, à esquerda), pistolas de rebite, martelos, lixadeiras e chaves.
Em muitos ambientes industriais, um compressor grande gera energia para um grande número de instrumentos e dispositivos. Isto pode ser obtido por meio da ligação de uma rede de tubos e saídas para o compressor. Uma unidade de compressor central pode fornecer pressão de ar para toda a rede e vários dispositivos podem ser ligados às diferentes saídas.
Uso da ferramenta pneumática na indústria requer alguns cuidados, como o armazenamento
Uso da ferramenta pneumática na indústria requer alguns cuidados, como o armazenamento
Mangueiras e acessórios apropriados devem ser utilizados para ligar uma ferramenta pneumática ao seu compressor de ar. As mangueiras que são concebidas para resistir à abrasão, esmagamento e insuficiência de flexão contínua e tornam o ambiente mais seguro, reduzindo os riscos de acidentes. Antes de ligar uma ferramenta, a linha de ar deve sempre ser soprada para fora. Cuidados devem ser tomados para garantir que as ligações sejam feitas corretamente antes de utilizar qualquer ferramenta pneumática.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Cada ferramenta pneumática normalmente exige uma pressão de ar específica para funcionar corretamente. Sem pressão suficiente, a ferramenta pode não girar rápido o suficiente para funcionar corretamente. A fim de proporcionar um nível constante de pressão, a maioria dos compressores de ar está equipada com um tanque. Esses tanques são tipicamente vasos de pressão, capazes de conter um determinado volume de ar comprimido, após o desligamento do compressor. Se muitas ferramentas são operadas ao mesmo tempo, o tanque pode esvaziar, ponto em que o compressor deve ser enchido novamente.
Um compressor pode abastecer várias ferramentas pneumáticas ao mesmo tempo
Um compressor pode abastecer várias ferramentas pneumáticas ao mesmo tempo
Um comprimento adequado de extensão é fundamental para a operação de ferramentas pneumáticas. Um cabo inadequado pode resultar em redução de potência ou eficiência. A troca de óleo em ferramentas pneumáticas precisa ser feita a cada 250 horas ou a cada seis meses para um bom desempenho do equipamento.
Há diversas usos para ferramentas pneumáticas. Pistolas do tipo blow gun são perfeitas para tirar a poeira, sujeira e gordura à distância de uma superfície. Pistolas de pregos tornam o trabalho muito mais eficiente. Grampeadores podem até mesmo utilizar grampos grandes para a fixação de telhas em construções. Lixadeiras pneumáticas são freqüentemente usadas para completar o trabalho automotivo. Como os areadores, lixadeiras são muito utilizadas para remoção de ferrugem e tinta. Pistolas aceleram a aplicação da tinta. Pistolas de calafetagem economizam tempo por meio da produção de um grânulo rápido e uniforme para aplicar às superfícies.